O panorama do exercício da medicina no Tocantins mostra que apenas 58% dos profissionais registrados estão atuando. O Portal Gazeta do Cerrado entrou em contato com o Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM-TO) para saber quantos médicos atualmente exercem a profissão no Estado. De acordo com os dados do CRM, o Tocantins possui atualmente 4.682 médicos registrados e deste total apenas  2.717 são profissionais ativos.
Médico-em-atendimento-ao-cidadão-programa-mais-médico
Os títulos mais registrados no CRM do Tocantins são para Pediatras com 143 registros emitidos, cirurgião geral com 137, ginecologista com 126 e cardiologista com 42 registros.
O déficit na área fica por conta dos alergistas, geriatras e pneumologistas que têm apenas  quatro profissionais registrados no conselho. Outra especialidade que conta com um baixíssimo numero de profissionais é a reumatologia com sete médicos registrados em todo Estado.
O CRM declarou á Gazeta que esses números são fruto de vínculos precários na saúde, principalmente nas cidades do interior onde os contratos não tem validade jurídica e nem garantia trabalhista pois são feitos de maneira informal. Segundo o CRM, quase todos os vínculos são precários. Os contratos são feitos de boca, o médico não tem nenhuma garantia trabalhista.
“No interior o médico não tem estrutura para trabalhar, faz a consulta, dá diagnostico mas fica incapacitado de continuar o atendimento pela escassez de tudo, insumos, remédios, equipamentos, estrutura, etc”, informou o Conselho.
Texto: (Colaborou Nielcem Fernandes)