Nesta quarta-feira, 19, é comemorado o Dia Mundial de Doação de Leite Materno, e é sobre este ato, que pode salvar a vida de bebês que necessitam desse alimento primordial nos primeiros meses de vida, que o Banco de Leite Humano do Tocantins reforça a importância da doação.

Com o tema “A pandemia trouxe mudança, a sua doação trás esperança”, a campanha de incentivo à doação deste ano, que se inicia nesta quarta-feira e segue até o dia 25 de maio, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da doação de leite humano, benefícios da amamentação e, ainda, levar informação sobre a doação segura, mesmo durante a pandemia da Covid-19.

“Tivemos meses, mesmo durante a pandemia, que batemos recorde de doação. Mostramos para as mães a segurança do nosso trabalho, do recolhimento do leite e, principalmente, da importância da doação, que faz a diferença na vida dos bebês. Aproveitamos esta semana para que possamos conseguir mais doadoras e aumentar os estoques”, explicou a nutricionista e coordenadora do Banco de Leite do Hospital e Maternidade Dona Regina, Walkíria Pinheiro.

A doação de leite é um ato de amor, carinho e solidariedade. E foi pensando nisso que a Renata Gomes Uchôa se tornou uma doadora de leite humano. “É muito gratificante. Eu tenho esse compromisso todos os dias pela manhã. Fico muito feliz em poder ajudar outros bebês a se alimentarem, pois a gente sabe que o melhor leite é o materno e agradeço a Deus por poder contribuir com essas mães”.

A policial militar, que é mãe do João Augusto, de quatro meses, conta que começou a doar após perceber que, mesmo após amamentar seu filho, o leite sobrava. “Entrei em contato com o 0800 do Banco de Leite. A Jacianny, enfermeira do Banco de Leite, veio até minha casa e me ensinou como ordenhar, faço com a mão mesmo e acho super prático. Ela explicou como funciona todo o processo, é bem simples e então sou doadora até hoje e espero que por um bom tempo possa fazer isso”, enfatizou Renata.

Doação segura e cadastro

As mães que desejam ser doadoras de leite humano podem entrar em contato através do telefone 08006468283 ou (63) 3218-7734. Após o contato, a mãe será cadastrada e receberá a visita de uma enfermeira do Banco de Leite. Um kit para a coleta será entregue à doadora, com touca, gases, máscara, materiais informativos e frascos esterilizados, bem como informações e orientações do procedimento de coleta e armazenamento do leite. Vale lembrar que leite que for coletado pode ficar armazenado de 7 a 10 dias.

“Todo o procedimento, da visita até o recolhimento do leite doado, é feito de forma segura. Seguimos protocolos rígidos de higiene e de prevenção à Covid-19”, enfatizou Walkíria.

Rede

A Rede Estadual de Banco de Leite Humano do Tocantins possui três bancos, localizados em Palmas, Araguaína e Gurupi, além dos postos de coleta no Hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional, e no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins.

Fonte: SES