Município de Taguatinga – Foto: Divulgação
A casa do advogado criminalista Nalo Rocha Barbosa foi alvo de tiro durante a madrugada da sexta-feira, 21, em Taguatinga. Segundo informações, o caso aconteceu por volta das 3 horas da manhã, quando um disparo de escopeta calibre 12 atingiu o portão da residência e o veículo do magistrado. Os indícios apurados previamente indicam que o atentado tenha ocorrido em virtude da atuação profissional do advogado.
A queixa do crime foi registrada na delegacia de Polícia da cidade.
“Este é um caso que atenta não apenas a contra uma pessoa, mas contra toda a instituição que é reserva do Estado de Direito. O exercício profissional da advocacia é uma garantia soberana e não pode ser alvo de intimidação de qualquer natureza. Estamos cobrando a celeridade na apuração dos fatos e o rigor na punição dos envolvidos neste crime absurdo, dando total suporte ao advogado Nilo Rocha Barbosa neste momento”, afirmou o presidente da OAB/TO Gedeon Pitaluga.
Pitaluga ainda entrou em contato com o secretário do Estado da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, solicitando atuação firme por parte da Polícia Civil na solução do caso. Também solicitou da Polícia Militar reforço policial para garantir a integridade do advogado.
Leia a nota da OAB:
A advocacia foi violentamente atacada na última madrugada, na cidade de Taguatinga, no sudeste do Estado. O advogado Nalo Rocha Barbosa (OAB/TO 1857) foi alvo de um atentado contra sua casa. O caso aconteceu por volta das 3 horas da manhã desta sexta, 21, quando um disparo de escopeta calibre 12 atingiu o portão da residência e o veículo do advogado criminalista Nalo Rocha Barbosa. Os indícios apurados previamente indicam que o atentado tenha ocorrido em virtude da atuação profissional do advogado.
A queixa do crime foi registrada na Delegacia de Polícia da cidade. O primeiro atendimento institucional ao advogado foi dado pelo presidente da Subseção da OAB de Taquatinga, Saulo de Almeida Freire. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, Gedeon Pitaluga, está acompanhando pessoalmente o caso e exigiu agilidade na investigação e na prisão desses criminosos que atentaram contra a vida e patrimônio do advogado.
O presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga, entrou em contato com o secretário do Estado da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, solicitando atuação firme por parte da Polícia Civil na solução do caso. Também solicitou da Polícia Militar reforço policial para garantir a integridade do advogado.
“Este é um caso que atenta não apenas a contra uma pessoa, mas contra toda a instituição que é reserva do Estado de Direito. O exercício profissional da advocacia é uma garantia soberana e não pode ser alvo de intimidação de qualquer natureza. Estamos cobrando a celeridade na apuração dos fatos e o rigor na punição dos envolvidos neste crime absurdo, dando total suporte ao advogado Nilo Rocha Barbosa neste momento”, afirmou Gedeon Pitaluga.