71 mil doses ainda não foram distribuídas para os municípios

Reportagem Especial Gazeta do Cerrado – Lucas Eurilio e Maju Cotrim

A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 no Tocantins tem trazido esperança a seus habitantes. Cada dose aplicada, parece um respiro de alívio e esperança de que todo esse caos sanitário fique apenas na história… no passado.

Segundo os dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES-TO), foram enviadas pelo Ministério da Saúde  ao Estado, 547.180 doses de imunizantes. Deste total, 475.873 foram distribuídas aos municípios e 364.894 aplicadas.

Além disso, 66%  das doses de vacinas que o Estado ja recebeu foram aplicadas e o restante ainda estão estocadas ou aguardando prazo de aplicação. Mais de 71 mil doses ainda não foram distribuídas.

Até o momento, o TO imunizou apenas 15,33%  – 241.076 da 1ª dose e 123.818 da 2ª dose – dos moradores do Estado contra a Covid-19.

A aplicação das vacinas cabe aos municípios. O Estado recebe e repassa a cota de cada um que fica responsável pela organização e estratégia de imunização.

Nacional

Na comparação nacional, 22 estados vacinaram mais que o índice do Tocantins com a primeira dose. Com a segunda, o Estado fica atrás de outros 21 no índice de vacinação. (Veja o raking no final da reportagem).

Mas quem pode se vacinar?

Um levantamento feito pela Gazeta do Cerrado traz um panorama da vacinação contra a Covid-19 em Araguaína, Gurupi, Palmas, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins, maiores cidades do Estado.

Araguaína

Na região norte, em Araguaína uma das cidades que mais sofreu com a pandemia, estão podendo se imunizar idosos acima dos 60 anos e de 18 anos imunossuprimidos ou com síndrome de down.

Nesta terça-feira, 25, a cidade vai ampliar avacinação para pessoas de 40 a 59 anos com comorbidades.

Gurupi

Em Gurupi, sul do Estado quem pode ser imunizado são as pessoas de 50 a 59 anos com comorbidades e idosos acima dos 60.

Palmas

Em Palmas, podem se vacinar pessoas que fazem parte do grupo prioritário, pessoas acima dos 60 anos sem comorbidades, acima dos 40 anos com comorbidade, acima de 18 anos que possuem deficiência permanente, insuficiência renal crônica, pessoas imunossuprimidas, grávidas e puérperas, ambas com mais de 18 anos e que tenham comorbidades e/ou demais fatores de risco.

Veja aqui. a lista completa das faixas etárias e quem pode ser vacinado na Capital. 

Porto

Vizinha da capital, Porto Nacional deve ampliar também nesta terça-feira, a vacinação para os moradores de 46 e 47 anos anos com comborbidades. As doses serão aplicadas no Centro de Convenções Comandante Vicentão das 8h às 16h.

Na cidade já são imunizadas pessoas de 48 até 59anos e idosos acima de 60 anos sem comorbidades.

Paraiso do Tocantins

Em Paraiso do Tocantins, na região central, podem receber doses da vacina contra a Covid, Idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC, acima de 35 anos, pessoas com deficiência permanente severa a partir de 35 anos (física, intelectual, deformidade/lesão estética), pessoas com doenças crônicas neurológicas a partir de 35 anos e pessoas com comorbidades acima de 35 anos.

Dianópolis avançou mais

Destaque para Dianópolis, no sudeste do Tocantins, que é o município mais avançado na questão da imunização das faixas etérias.

Nesta segunda-feira, 24, a cidade expandiu para 30 anos as pessoas que podem se vacinar. Além dos idosos acima de 60 anos, as pessoas de 30 com comorbidades poderão recber a dose do imunizante contra a Covid.

Veja o panorama geral da vacinação por público no Estado

Vacinação por Estados