O Tocantins possui 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) bloqueados em hospitais de Palmas, Araguaína e Gurupi devido a falta de insumos. Os leitos em questão são exclusivos para tratar pacientes com Covid-19 que estão em estado grave. Nesta sexta-feira, 28, 15 pessoas estão na fila de espera e aguardam vagas em UTI’s Covid.
Conforme o Governo do Estado, todos os leitos que deixaram de ser usados são administrados por empresas contratualizadas. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), elas já estão “trabalhando para suprir os medicamentos e insumos necessários para a reabertura dos mesmos, que pode ocorrer a qualquer momento, a partir da chegada dos insumos e medicamentos já adquiridos”.
A pasta afirmou que por causa da pandemia, os fabricantes de alguns insumos não conseguem atender a alta demanda e alguns medicamentos não estão disponíveis para venda. “Por consequência, há eventuais faltas pontuais e ou dificuldades dos fornecedores e fabricantes em abastecer o mercado”, disse.
O Instituto Saúde e Cidadania (Isac) que administra parte destes leitos, informou que realizou, por uma questão de segurança, a suspensão de novas admissões nas Unidades de Terapia Intensiva – Covid-19 do Hospital Regional de Gurupi e no Hospital Geral de Palmas. A medida, segundo o Instituto, se fez necessária para garantir insumos e medicamentos para os pacientes já internados, uma vez que os estoques estão abaixo do nível de segurança. Assim que for regularizado, o Isac afirma que as admissões serão normalizadas.
Taxa de ocupação de leitos de UTI nos hospitais públicos
- Hospital Municipal de Campanha de Araguaína – 100% de ocupação
- Hospital Regional de Araguaína – 100% de ocupação
- Hospital Geral de Palmas UTI Covid – 100% de ocupação
- Hospital Regional de Augustinópolis – 100% de ocupação
- Hospital Regional de Gurupi – 91% de ocupação
- Hospital Estadual de Combate à Covid-19 – 90% de ocupação
- Hospital Regional de Porto Nacional – 90% de ocupação
Taxa de ocupação de leitos de UTI nos hospitais privados
- Hospital Oswaldo Cruz – 100% de ocupação
- Hospital Santa Thereza – 100% de ocupação
- Hospital Dom Orione em Araguaína – 100% de ocupação
- Instituto Sinai Araguaína – 85% de ocupação
Os dados dos leitos podem ser conferidos no Integra Saúde e foram atualizados na manhã desta sexta-feira, às 6:37.