Equipe Gazeta do Cerrado

A Gazeta do Cerrado realizou nessa sexta-feira, 04, com apoio da EcoTerra, e do Instituto Pé de Copaíba que fez uma ação simultânea em Mateiros, Jalapão, Tocantins, neste evento de conscientização ambiental sobre a importância da Mata Ciliar com um plantio de mudas nativas na beira do Córrego Machado em Palmas, TO e do Córrego Brejo Grande em Mateiros -TO.

https://instagram.com/stories/gazetadocerrado/2589550698988697633?utm_source=ig_story_item_share&utm_medium=copy_link

No momento, foi ressaltado a importância da participação do maior número de órgãos e entidades que possam somar para a criação de um programa permanente de recuperação e preservação das matas ciliares

O Professor, Educador Ambiental e Diretor da ECOTERRA, Anderson Fonseca, abordou a questão da importância da educação ambiental para estudantes, o futuro é das crianças que conscientes, podem ajudar a recuperar e preservar o que deixaremos a elas.

O professor e Coordenador do Curso de Engenharia Agronômica da UNITINS, Arison Pereira, abordou sobre a preservação das matas ciliares para a Agricultura e Vitalidade dos Cursos D’água.

Já o Coordenador do programa Água Viva da Fundação de Meio Ambiente de Palmas, Marcelo Grizon, destacou os problemas da preservação das matas ciliares em áreas urbanas.

A diretora de Instrumentos de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Tocantins (Semarh), Marli Santos, falou sobre os programas Estaduais de recuperação e proteção das Matas Ciliares.

O evento também teve a presença da da Deputada Estadual Luana Ribeiro que foi proponente do Projeto de Lei do Dia da Mata Ciliar, dia 4 de junho, que precede ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho.

Live

Neste sábado, 05, ainda haverá uma live pela Gazeta do Cerrado com representantes do Poder Público, sociedade civil organizada e instituição de ensino superior para abordar os principais gargalos do Cerrado Brasileiro, em especial do Tocantins.

Dados da LIVE:

Dia: 05/06 sábado, às 19h
Live Ambiental Gazeta do Cerrado
Tema: Soluções para os principais gargalos ambientais do Cerrado
Local:

Participação:

• Veronica Sanchez, Chefe da Assessoria Especial do Ministério do Desenvolvimento Regional

• Renato Jayme (Presidente da Naturatins)

• Prof. Dr. Fernan Vergara – Dr. em Gestão dos Recursos Hídricos, prof. associado, Curso de Engenharia Ambiental, IAC/UFT

• Fernando Amazônia (Fundador da ECOTERRA) – Geógrafo, permacultor, professor e ecoativistas vice presidente da ONG EcoTerra. Há 20 anos trabalha acões ambientais

Intermediação: Marco Aurélio Jacob – Jornalista e ambientalista, Cofundador da Gazeta do Cerrado
Realização: GAZETA DO CERRADO
Apoio: EcoTerra e Instituto Pé de Copaíba

A preservação ambiental é a garantia da nossa própria preservação.