Este 5 de julho, dia Mundial do Meio Ambiente em um conjunto de ações ações realizadas com apoio da EcoTerra e do Instituto Pé de Copaíba, teve o lançamento da Reportagem Especial sobre primeiro plantio do Dia Estadual da Mata Ciliar que está tramitando na Assembleia Legislatura do Tocantins e uma Live Ambiental em que o Tocantins recebeu o convite para ingressar no Programa “Águas Brasileiras” do Governo Federal.

Dia, semana e mês dedicados ao meio ambiente, seus problemas e principalmente as soluções dos principais flagelos ambientais estão na agenda sócio ambiental da GazetadoCerrado.com.br e do PlanetaJalapao.com.br

Iniciamos com um plantio de Mata Ciliar nas margens do Córrego Machado em Palmas e em ação simultânea em Mateiros no Jalapão Tocantinense, com intuito de estimular a aprovação do Projeto de Lei do Dia Estadual da Mata Ciliar proposto pela Deputada Estadual do Tocantins, Luana Ribeiro.

O evento teve apoio da EcoTerra e participação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), da Fundação de Meio Ambiente de Palmas (FMA), do Curso de Engenharia Agronômica da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) que pode ser conferido nesta reportagem especial produzida pela Gazeta do Cerrado e Planeta Jalapão:

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Gazeta transmitiu ao vivo a Live Ambiental Gazeta, que contou com a participação dos poderes Estadual e Federal, com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e com o Instituto EcoTerra:

Live Ambiental: Gazeta discute soluções para os principais gargalos da preservação do Cerrado

Com duas horas de muito conhecimento, a Live Teve início às 19 horas, com o tema “Soluções para os principais problemas ambientais do Cerrado”.

A live contou com as presenças as virtuais:

• Prof. Dr. Fernan Vergara – Dr. em Gestão dos Recursos Hídricos, prof. associado, Curso de Engenharia Ambiental, IAC/UFT, abordou um projeto que faz o registro e controle do uso da água em áreas rurais para irrigação.

• Renato Jayme (Presidente da Naturatins), que abordou os programas do Estado do Tocantins na recuperação de áreas degradadas, sobre o cumprimento da Legislação Ambiental e sobre o controle do uso das águas dos nossos córregos.

• Veronica Sanchez, Chefe da Assessoria Especial do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), para falar sobre o Program “Águas Brasileiras” e o Marco do Saneamento Brasileiro que está em fase de implementação.

• Fernando Amazônia (Fundador da ECOTERRA) – Geógrafo, permacultor, professor e ecoativistas vice presidente da ONG EcoTerra. Há 20 anos trabalha meio ambiente e falou sobre a ação antrópica do homem na degradação ambiental e manifestou grande preocupação com a tentativa de mudanças no código ambiental em diversas PLs que abrandaria e até retirariam a obrigatoriedade do licenciamento ambiental, autorizando o auto licenciamento, que poderia ser utilizado para causar ainda mais destruição ao que sobrou de áreas naturais.

Com a condução: Marco Aurélio Jacob – Jornalista e ambientalista, Cofundador da Gazeta do Cerrado

A live ficará disponível no Canal da Gazeta do Cerrado – TVG aqui:

Sobre o programa “Águas Brasileiras”:

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) criou o programa Águas Brasileiras que visa a recuperação das bacias hidrográficas brasileiras através de reflorestamento das matas ciliares, preservação de nascentes e aquíferos e programas de saneamento básico.

Dentre as bacias inicialmente contempladas para a execução do programa está a bacia Tocantins/Araguaia.

O programa é desenvolvido por meio de parcerias com o setor privado e já tem colhido bons frutos.

Durante a Live a representante do MDR fez o convite ao Presidente da Naturatins, Renato Jayme, para que o Tocantins faça parte do Programa “Águas Brasileiras”.

Jayme demonstrou o interesse do Tocantins em participar deste programa que se amplia a Bacia Hidrográfica do Tocantins/Araguaia.

Esperamos que a parceria entre o Governo Federal e o do Tocantins possam ter um papel proeminente na recuperação das áreas destruídas pelo homem e ampliar a preservação da natureza que sobrou.

Acompanhe as ações do Junho Ambiental Gazeta do Cerrado:

 

Realização: GAZETA DO CERRADO
Apoio: EcoTerra e Instituto Pé de Copaíba

Por Marco Aurélio Jacob