Equipe Gazeta do Cerrado

#BlackLivesMatter (Vidas Negras Importam, em tradução livre), foi tema da redação do concurso da Polícia Militar do Tocantins, que aconteceu nesse domingo, 06. O assunto foi um dos mais comentados em 2020, principalmente, nas redes sociais. Dados do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 54% da população brasileira é negra.

A onda de protestos após a morte de George Floyd por um policial de Mineápolis, nos Estados Unidos, fez a hashtag #BlackLivesMatter (Vidas Negras Importam, em tradução livre) ganhar manifestações nas ruas e nas redes sociais. Famosos e anônimos têm usado o termo nos últimos dias, no online e no offline, como forma de apoio ao movimento antirracista e para cobrar das autoridades que resguardem vidas negras.

O Black Lives Matter, às vezes citado nos cartazes como BLM, é uma organização que nasceu em 2013 por três ativistas norte-americanas: Alicia Garza, da aliança nacional de trabalhadoras domésticas; Patrisse Cullors, da coalizão contra a violência policial em Los Angeles; e Opal Tometi, da aliança negra pela imigração justa. Hoje, é uma fundação global cuja missão é “erradicar a supremacia branca e construir poder local para intervir na violência infligida às comunidades negras” pelo Estado e pela polícia.

O que começou como luta contra a brutalidade policial norte-americana se transformou em um movimento mundial pelos direitos da população preta. “Não é uma guerra entre brancos e negros, mas uma luta de todos contra o racismo. O Black Lives Matter deu visibilidade, mas a nossa luta é muito mais antiga, pela existência como seres humanos, pelo direito de viver e sair na rua sem ser alvejado”, afirma Silvana Inácio, jornalista e criadora do Podcast Zumbido.

O Black Lives Matter começou nos Estados Unidos, mas acabou tendo impacto no mundo todo, inclusive no Brasil, desde que foi criado, também para protestar contra violência policial. Dados da CPI do Senado Federal informam que um jovem negro é assassinado a cada 23 minutos no país.

Certame

A primeira etapa do cronograma para o concurso da Polícia Militar ocorreu de forma tranquila, dentro do esperado, sem nenhuma intercorrência em relação à segurança do processo seletivo nos 163 locais durante as cinco horas de aplicação das provas.

Ainda de acordo com o balanço, ao todo, 32 candidatos foram eliminados nos locais de provas por descumprimento das normas estabelecidas em edital, tais como o uso de celulares e relógios digitais durante a avaliação, ou uso de objetos (canetas, garrafas) confeccionados com material não transparente, mas que no entanto não prejudicaram a aplicação das provas.

Durante as provas foram realizados todos os protocolos de segurança contra a covid-19 com distanciamento entre os candidatos, disponibilização de álcool em gel nos locais de provas e lotação máxima de 50% da capacidade de cada sala.

A prova objetiva e a prova de redação serão realizadas nas seguintes cidades: Araguaína/TO, Araguatins/TO, Augustinópolis/TO, Axixá do Tocantins/TO, Esperantina/TO, Ananás/TO, Arraias/TO, Dianópolis/TO, Natividade/TO, Paranã/TO, Taguatinga/TO, Gurupi/TO, Palmas/TO, Guaraí/TO, Miracema do Tocantins/TO, Miranorte/TO, Paraíso do Tocantins/TO, Pedro Afonso/TO, Porto Nacional/TO e Brasília/DF.

Concurso da PM no 2º CIPM – Dianópolis – no Colégio João Abreu – Foto: Polícia Milita

Próximas etapas:

De acordo com o cronograma de datas prováveis do concurso, a divulgação do gabarito oficial preliminar da prova objetiva e o padrão preliminar de respostas da prova de redação devem ser divulgados no dia 8 de junho a partir das 19 horas. O candidato que tiver interesse na interposição de recursos poderá fazer no prazo do dia 9 e 10 de junho. A divulgação do edital de resultado final na prova objetiva e de resultado provisório na prova de redação ocorrerá no dia 29 de junho.

As datas e os períodos estabelecidos no cronograma são passíveis de alteração, conforme necessidade e conveniência da PMTO e do Cebraspe. Caso haja alteração, esta será previamente comunicada por meio de edital.

Após a divulgação do resultado final da prova objetiva, haverá as novas fases do concurso: exame de capacidade física, avaliação psicológica e por fim investigação social e da vida pregressa, sendo, ao final, divulgado o resultado final do certame e convocados os aprovados para o curso de formação na Academia Policial Militar Tiradentes da PMTO.