Muricilândia, norte do estado, começou a vacinar moradores acima de 40 anos e sem comorbidades. A imunização é realizada ao ar livre, nesta quarta-feira (16), e está sendo celebrada ao som de forró e comidas típicas de festas juninas, para atrair o público. A cidade é a primeira do Tocantins a imunizar pessoas nessa faixa etária.

A vacinação é realizada na Academia da Saúde, ao lado do posto de saúde da cidade. O secretário de saúde Rosewelt Cormineiro disse que colocou uma tenda no local e bandeirolas para deixar o espaço colorido. Um sanfoneiro, além de pipoca e outras comidas típicas, atraem os moradores.

“Já vacinamos quilombolas, ribeirinhos, servidores da segurança pública, idosos, moradores com comorbidades, entre 18 e 59 anos, profissionais da educação, da saúde e da limpeza pública. Resolvemos reduzir a faixa etária para imunizar moradores sem comorbidades, até para usar a vacina que está em estoque”, disse o secretário.

Rosewelt explica que o mini arraiá montado no local de vacina é para atrair o público. Ele informou que nas primeiras horas, quase 100 pessoas receberam a primeira dose.

A imunização segue até esta quinta-feira, das 8h às 17h, sem intervalo. Depois desse período, a prefeitura irá definir outro cronograma para aplicar as doses em outros públicos.

Muricilândia tem 3.587 habitantes, segundo o IBGE. O município registrou 541 casos positivos da doença e dois óbitos, desde março do ano passado.

A cidade recebeu, ao todo, 3.304 doses da CoronaVac e AstraZeneca. Segundo os dados do Vacinômetro, 1.175 pessoas receberam a 1ª dose e 635, a 2ª dose. A porcentagem de moradores imunizados é de 32,76%.

Equipes de saúde montaram bandeirolas e oferecem comidas típicas a moradores que aparecem para se vacinar — Foto: Divulgação

Equipes de saúde montaram bandeirolas e oferecem comidas típicas a moradores que aparecem para se vacinar — Foto: Divulgação

Fonte: G1