Palmas – Foto – Luciana Pires

Com 81 novas contaminações pelo novo coronavírus apontadas no Boletim Epidemiológico nº 465, divulgado neste domingo, 27, Palmas chega a 44.882 casos confirmados desde o início da pandemia. Desses, 2.263 ainda são considerados ativos, dos quais 72 estão hospitalizados e os demais cumprem isolamento domiciliar. Sem óbito registrado neste boletim, a Capital segue com 580 mortes decorrentes de complicações da Covid-19, o que representa uma taxa de letalidade de 1,29%.

 

Além dos 72 pacientes hospitalizados, confirmados para Covid-19, outros 14 com suspeita da doença estão internados na Capital. Somados aos 96 residentes de outras localidades, os hospitais de Palmas contabilizam 182 pessoas hospitalizadas. A taxa de ocupação total dos leitos é de 56%.

 

Entretanto, os leitos de UTI estão com ocupação de 79,7%, sendo 92,2% na rede pública e 71,2% na rede privada (todos adultos). Até o fechamento deste boletim, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região Sul estava com todos os leitos de estabilização exclusivos para Covid-19 desocupados. Na UPA Norte, a taxa de ocupação era de 16,1%.

Média móvel

 

Após oito semanas seguidas de alta na média móvel de novos casos, referente aos últimos 14 dias, Palmas teve uma ligeira queda no indicador, na semana epidemiológica nº 25, que se encerrou neste sábado, 26. Foram apurados 818 casos contra 915,5 na semana anterior. Ainda assim, o indicador continua em um patamar muito elevado. Neste domingo, o Coronômetro – ferramenta usada para acompanhar o cenário epidemiológico na Capital – indicava que Palmas está na fase amarela, ou seja, de controle ampliado.

 

Vacinômetro

O vacinômetro de Palmas aponta que 99.290 doses das vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas na Capital, sendo 77.667 referentes à primeira aplicação e 21.623 referentes à segunda aplicação da Astrazeneca e Coronavac, e dose única da vacina da Janssen. Com a introdução do imunizante de dose única, em apenas um sábado, Palmas subiu de 10 para 11% da população elegível completamente imunizada contra a Covid-19.

 

Neste fim de semana, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) abriu vagas para pessoas de 52 anos sem comorbidades poderem agendar a vacinação que começa nesta segunda-feira, 28. Além dos grupos prioritários já em andamento, a Semus passou a vacinar caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo urbano, trabalhadores da limpeza urbana e, nesta semana, começa a imunizar moradores de rua e privados de liberdade (estes com busca ativa e in loco nas unidades prisionais, respectivamente).

 

Acesse o Boletim Epidemiológico nº 464.

 

Para acompanhar a evolução da imunização contra a Covid-19 em Palmas ou agendar sua vacinação, acesse o site Vacina Já.

 

Outras informações sobre a Covid-19 você encontra no site do Plantão Coronavírus ou na página da Secretaria Municipal da Saúde na internet.