Foto: Ednésio tolentino

Não tem como não se encantar pelo  intenso verde esmeralda da água da Cachoeira do Formiga no Jalapão. A cachoeira está entre as mais belas da região e mais visitadas pelos turistas.

O nome é por causa do rio Formiga. É uma queda pequena que forma um poço grande de águas em tons esverdeados que lembram esmeralda. A água é muito transparente e mesmo no lugar mais profundo pode-se ver a areia calcária branca e fina. Ao redor dessa piscina natural, a vegetação é exuberante e lembra a mata atlântica, com palmeiras, samambaias e muitas árvores com bichos pulando pra lá e pra cá. Como outros encantos do Jalapão, fica em propriedade particular e paga-se pela visita.

A Cachoeira do Formiga está localizada em área particular e é cobrado ingresso para visitação. O custo, por pessoa, é de R$ 25. Na área, há também local para camping, com custo de R$ 30 por pessoa. O acesso é bem fácil e não exige trilhas para chegar ao local.

Ela é uma das mais populares atrações do Jalapão e costuma ter muita gente em feriados prolongados.

Veja também: Cânion Sussuapara

Como chegar

Saindo da cidade de  Mateiros, pela rodovia BR-225 em direção a São Félix, são 36 km por estrada de chão.

O acesso é bem fácil e não exige trilhas para chegar ao local.

Todo o trecho não tem calçamento e, por isso, recomenda-se usar veículos 4×4 e estar acompanhado de um guia local.

Veja também: Pedra Furada

Jalapão

O Jalapão é uma região do cerrado brasileiro, no estado do Tocantins, que engloba vários municípios e diferentes áreas de preservação, entre elas o Parque Estadual do Jalapão. A área total do Jalapão é de 34 mil km² e a região é considerada um dos maiores bloco de vegetação nativa remanescente no Brasil. O nome ainda não é muito familiar aos viajantes brasileiros, mas aos poucos o público apaixonado por ecoturismo começa a descobrir esse destino surpreendente no Brasil.

As principais cidades para quem procura hospedagem no Jalapão são: Ponte Alta, Mateiros (a mais próxima do Parque Estadual do Jalapão), São Félix (a mais próxima dos fervedouros) e Novo Acordo. Não há hospedagens de luxo ou grandes redes de hotelaria. No Jalapão o que prevalece são as hospedagens em pousadas bem simples ou campings.

Veja também: 10 curiosidades sobre o Jalapão