A Prefeitura de Palmas se manifestou sobre a suspeita de que vacinas vencidas teriam sido encaminhadas pela capital . O assunto repercutiu após reportagem da Folha de São Paulo.

Veja o que diz a íntegra do COMUNICADO da gestão:

A respeito da notícia veiculada nesta sexta-feira, 2, sobre a aplicação de doses da Astrazeneca supostamente vencidas, a Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf), da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), identificou 39 registros de doses com data de administração após o vencimento, pertencentes ao lote CTMAV501, com validade em 30 de abril de 2021.

 

A Semus está averiguando eventual erro de lançamento de dados e aguarda orientação do Ministério da Saúde (MS) sobre qual procedimento adotar, em caso de aplicação das doses fora do prazo de validade.

Vacinas

Um levantamento publicado em primeira mão nesta sexta-feira, 2, pelos jornalistas da Folha, Estêvão Gamba e Sabine Righetti, mostra que pelo menos 26 mil doses da AstraZeneca foram aplicadas vencidas na população.

A AstraZeneca corresponde a 57% das doses aplicadas no país, ou seja, a mais usada para imunização.

Segundo a Folha, além das vacinas vencidas, cerca de 114 mil doses da AstraZeneca que foram encaminhadas para Estados e Municípios dentro da validade, já teriam expirado.

Ainda conforme o levantamento, até dia 19 de junho, cerca de 1.532 cidades brasileiras haviam aplicado a vacina vencida, dessas, 24 são no Estado do Tocantins.

Mapa de erro vacinal

A cidade que mais vacinou com doses fora do prazo de validade foi Maringá (PR), com 3.536 pessoas.

No Tocantins, Aparecida do Rio Negro, na região central do Estado é a que mais aplicou o imunizante vencido. No total foram 313.

As outras cidades que aplicaram doses da AstraZeneca com a validade expirada são: Miracema (59), Jaú do Tocantins (39), Mateiros (26), Palmas (39), Pequizeiro (11), São Félix do Tocantins (11), Araguaína (9), Cristalândia (5), Presidente Kennedy (3), Pium (3), Tocantínia (2), Dois Irmãos (2), Porto Nacional (1), Gurupi (3), Santa Fé do Araguaia (1), Augustinópolis (1), Piraquê (1), Bandeirantes do Tocantins (1), Xambioá (1), Peixe (1), Abreulândia (1), Palmeirópolis (1), Araguacema (1).