De Itaguatins/ Maju Cotrim
A equipe da Gazeta subiu a BR 153 para acompanhar um dia de ações institucionais e políticas no Bico nesta quarta-feira, 21. Além dos discursos, vários gestos políticos foram notados.
Vamos a eles:
-Jair Farias prestigiadíssimo tanto pelo governo como pelo senador Eduardo Gomes que é considerado um dos principais líderes do Estado. A programação ser no mesmo dia do aniversário do deputado não foi por acaso com certeza.
-Um Gomes saudosista: Aliás, Gomes foi tratado como uma “celebridade política” por onde passou mas adotou o perfil saudosista relembrando os tempos do início do Bico e reforçando a identidade com a região.
-Carlesse defende com unhas e dentes seu governo: nas suas falas hoje Carlesse puxou pra si a responsabilidade de defesa de sua gestão chegando a pedir que a população acredite no seu governo.
-Um Eduardo Gomes tranquilo e sereno deixou para segundo plano o debate sobre 2022 focando em pautar a região e os Benefícios federais conseguidos. No seu estilo parafraseador não deixou porém de criticar a antecipação das eleições e chegou a falar de “calendário do bom senso”
-A onda por uma eleição de um federal nato da região é real e fica visível na conversa com os líderes. Hoje o Bico tem parlamentares federais atuantes e que destinam recursos para várias cidades mas Jair vai surgindo como o representante nato que pode atender esse anseios.
-Wanderlei apareceu pouco nos eventos hoje mesmo estando na cidade. Fez questão de cumprimentar os líderes mas não discursou em nenhum dos eventos.
-Homero Barreto, superintendente da Codevasf, tem tido aprovação dos conterrâneos da região no trabalho que vem fazendo e tem a credibilidade política dos líderes da região
-Carlesse está se esforçando para não atrelar nada que seu governo tem feito a uma possível intenção eleitoreira dele para o Senado. No discurso em meio a populares ele chegou a dizer: “não sou candidato”. Será?
-O Bico está cada vez mais raiz com relação a seus representantes… a presença do deputado Cleiton Cardoso, por exemplo, foi citada várias vezes como “pela primeira vez” vindo na cidade como disse o próprio prefeito.
-Proximidade: Vanda Monteiro e Olyntho Neto estão na posição hoje de principais aliados de Carlesse com presença em quase todos os eventos ao lado do governador. Vanda inclusive sempre chamada de “Vandinha” pelo governador. Carlesse disse com todas as letras que tem 23 dos 24 deputados.