O presidente Jair Bolsonaro recebeu a senadora Kátia Abreu (PP-TO) nesta quarta-feira (22/7), no Palácio do Planalto. O encontro só foi registrado na agenda oficial de Bolsonaro depois que aconteceu.
Articulada por líderes governistas e pelo chanceler Carlos França, a conversa faz parte da estratégia do presidente da República para tentar melhorar a relação com o Senado em meio à CPI da Covid.
Com atuação que varia entre oposição e independência, Kátia ocupa posição estratégica na Casa: ela preside a Comissão de Relações Exteriores, que sabatina indicados do presidente para postos diplomáticos.
A senadora foi uma das principais vozes no Senado contrárias ao ex-chanceler Ernesto Araújo. Após a entrada de Carlos França, porém, ela se aproximou do Itamaraty.
Candidata a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes em 2018, Kátia se filiou em 2020 ao Progressistas, partido presidido pelo senador e recém anunciado ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PI).
A parlamentar tem buscado apoio de senadores para ser eleita pelos colegas para a vaga do ministro Raimundo Carreiro, no Tribunal de Contas da União (TCU), que cogita antecipar sua aposentadoria.