O número já é 16% maior do que o registrado durante todo o ano de 2020, que teve 3.159 focos.
Brener Nunes – Gazeta do Cerrado
O Tocantins já é o 2º estado com mais focos de queimadas no Brasil, com 3.683 incêndios florestais registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 2021. O número já é 16% maior do que o registrado durante todo o ano de 2020, que teve 3.159 focos.
O Tocantins fica atrás apenas do Mato Grosso, que possui 6.822 focos, e na frente do Maranhão, com 3.252. o Estado que menos registrou focos de incêndios foi o Amapá, com nove.
O INPE também registra o ranking dos 10 municípios que mais registram focos, e três cidades tocantinenses estão na lista.
Lagoa da Confusão encabeça o ranking com 563 focos, Formoso do Araguaia em 3º lugar com 447, e Mateiros em 6º com 287 focos de incêndio.
Veja a lista completa:
Para intensificar o combate às queimadas, o Governo do Estado está selecionando brigadistas. 712 candidatos se inscreveram para as vagas. Cada interessado pôde escolher em qual das oito cidades, em que o Corpo de Bombeiros Militar está instalado, para executar a prova prática.
O número de candidatos para as vagas chamou a atenção do coronel Reginaldo Leandro da Silva, comandante Geral do CBMTO e coordenador Estadual da Defesa Civil. Ele, inclusive, enfatizou a importância da decisão do governador Mauro Carlesse, ao criar formas para que as 80 vagas fossem abertas.
A execução do projeto é feita com recursos obtidos junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
O teste de aptidão física será executado na segunda-feira, 26, a partir das 7h. Todos os candidatos confirmados precisam estar atentos à lista de chamada e comparecerem aos locais nos horários corretos.
As provas serão práticas e de caráter eliminatório. Cada candidato terá apenas uma chance para percorrer a distância de 2.400 metros levando uma bomba costal com 24 quilos. O candidato não pode correr, apenas andar rápido. Para pontuar, ele terá que fazer o percurso com o tempo abaixo de 30 minutos.
Conforme o Edital, o candidato fará a prova usando calça e calçado fechado, de preferência tênis. Não será autorizado fazer a prova descalço ou com calçado aberto, tipo sandália. Também não farão a prova usando bermuda ou saia. A prova vai atender a ordem alfabética.
O candidato deverá levar água e adotar as medidas de segurança contra a covid-19. Ainda há cinco vagas de cadastro reserva para cada cidade.
Locais das provas
1. Palmas – No 1° Batalhão de Bombeiros Militar, Quadra 403 Sul, Avenida LO-09 com Avenida NS-05.
2. Porto Nacional – Orla da Matriz, Avenida Beira Rio (ao lado da quadra de areia), Centro.
3. Paraíso do Tocantins – Avenida José Otávio, esquina com a Avenida Comercial 01, Setor Nova Fronteira.
4. Araguaína – No 2° Batalhão da Polícia Militar.
5. Araguatins – Rodovia Estadual TO 010. Ponto de início: 900m da saída de Araguatins-TO em direção ao Aeroporto de Araguatins-TO, entre o Km 701 e 703.
6. Colinas do Tocantins – Rua Independência esquina com Rua 2, Jardim. América (Ponto de referência – Martins Materiais de construção).
7. Gurupi – Centro Olímpico Edberto Moreira Aguiar, Jardim Boulevard.
8. Dianópolis – Kartódromo de Dianópolis, Cruzamento da Rua Honório José Cardoso com Aimorys, Setor Bela Vista.
Veja nas fotos a lista dos candidatos com inscrição aprovada pela Comissão de Seleção, de acordo com as cidades escolhidas no ato da matrícula.