A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, participou da cerimônia de abertura das atividades do campus da Universidade de Gurupi (UnirG), em Paraíso do Tocantins. Ela definiu este momento como histórico e se emocionou ao lembrar a história da universidade, que começou com seu pai, o ex-prefeito Jacinto Nunes.

A cerimônia foi realizada nesta segunda-feira, 02, no Palácio da Cultura Cora Coralina, em Paraíso do Tocantins, e transmitida pelo canal da UnirG no youtube. Autoridades estaduais e municipais participaram do evento, além de professores e servidores da UnirG e dos acadêmicos.

“É uma alegria muito grande. Essa expansão é mais um capítulo na história da UnirG, de muita importância para a nossa instituição e para Gurupi. A UnirG é hoje uma instituição reconhecida e então nada melhor do que toda essa competência, que foi adquirida ao longo desses 36 anos, possa ser compartilhada em outros lugares. É uma sensação muito gostosa, de você ver que Gurupi, por meio da UnirG, está se espalhando e sendo reconhecida por todo o Tocantins”, frisou Josi Nunes.

Para Celso Morais, prefeito de Paraíso do Tocantins, este momento é marcado pela gratidão a todas as pessoas envolvidas neste projeto tão importante para a nossa cidade. “A UnirG chegando em nossa cidade proporciona não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também um desenvolvimento econômico para o nosso município. Hoje podemos dizer que é um sonho que se realiza, então estamos muito gratos por este momento e queremos desejar boas-vindas para os estudantes que escolheram nossa cidade para viver e estudar pelos próximos anos”, destacou.

O funcionamento do campus de Paraíso foi autorizado pelo governador Mauro Carlesse, após vistoria e parecer positivo já publicado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), conforme o Decreto nº 6228, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). O vice-governador do Estado, Wanderlei Barbosa, que esteve presente no início das atividades do Campus de Paraíso, reforçou o compromisso da atual gestão com a descentralização do conhecimento.

Yan Fernandes Aguiar veio do estado do Pará para cursar Medicina e diz que está com boas expectativas. “Eu escolhi a UnirG porque eu já conhecia o campus de Gurupi, eu tenho um amigo de lá. E além de ter um preço que está dentro da minha realidade, o nível de aprovação em residência é bem alto. Então eu acredito que se o campus de Gurupi tem todo esse reconhecimento, o de Paraíso tem tudo para ter também”, disse o acadêmico.

Presenças

Também prestigiaram o evento o vice-governador Wanderlei Barbosa; a secretária Estadual da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar; o presidente da Fundação UnirG, Thiago Pinheiro Miranda; o secretário de Saúde de Gurupi, Relmivam Milhomem; além de vereadores de Paraíso e dos vereadores de Gurupi: Davi Abrantes, Jair do Povo, Ivanilson Marinho, Débora Ribeiro, Leda Perini, André Caixeta, Matheus Monteiro e Rodrigo Ferreira.

O Campus

O prédio que irá sediar o campus de Paraíso tem mais de 2.100 m² de área construída e abriga salas de aula, laboratórios, refeitório, além dos departamentos administrativos da UnirG. O local foi doado pela Prefeitura de Paraíso do Tocantins, com um investimento de mais de R$ 1,5 milhão, para a reforma do espaço.

A reitora da UnirG, Sara Falcão de Sousa, frisou que as aulas já iniciaram nesta segunda-feira, de forma presencial, e que a instituição pretende levar para o campus de Paraíso todos os cursos da área da saúde, além de construir uma sede própria dentro dos próximos dois anos.