No âmbito estadual, dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do Governo Federal mostram que de janeiro a julho de 2021, as linhas de atendimentos Ligue 180 e Disque 100 registraram 38 chamadas de casos de violência contra a mulher e 209 de violência doméstica e familiar contra a mulher. Já em todo o ano de 2020 foram realizados 129 atendimentos de casos de violência contra a mulher e de 271 de violência doméstica e familiar contra a mulher.
E para mudar esse cenário e informar sobre os atendimentos voltados para a mulher vítima de violência doméstica e os canais de denúncias existentes na Capital, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes) deu início na noite desta terça-feira, 03, ao cronograma de ações da campanha Agosto Lilás 2021. Feirantes e consumidores foram abordados no Espaço Popular Mário Bezerra Cavalcante (Feira Coberta da 304 Sul) e foram alertados sobre o assunto.
Até o dia 31 deste mês, as equipes estarão diariamente visitando Unidades de Saúde da Família (USFs), secretarias e órgãos públicos municipais e algumas feiras de Palmas distribuindo materiais informativos sobre a Lei Maria da Penha e o combate à violência contra a mulher.
“Eu fico feliz em saber que nossa cidade conta com um centro que atende só esse assunto. Nós, mulheres, precisamos de ajuda para sair dessa situação de violência, pois não é fácil sair sozinha. Infelizmente eu já fui uma vítima e apanhei muito de um companheiro quando morava em Mato Grosso. Mas eu o denunciei, ele foi preso e eu mudei de cidade e de vida”, avalia a feirante Joelma Moura.
“Este ano, a Lei Maria da Penha (Nº 11.340) completa 15 anos e temos visto sua consolidação e sua importância. As mulheres precisam saber que devem procurar ajuda e que elas não estão sozinhas”, destacou a titular da Superintendência de Políticas e Controle Social, Valtônia Gonçalves.
A Polícia Militar do Estado do Tocantins, por meio da Patrulha Maria da Penha, também é parceira das ações da campanha Agosto Lilás em Palmas.
Atendimento
Além das linhas de atendimentos Ligue 180 e Disque 100, as mulheres que sofrem agressão podem procurar o Centro de Referência da Mulher Flor de Lis, localizado na Avenida Palmas Brasil, ou pelos números (63) 3212- 7246 (WhatsApp)/ (63) 99296-0419. No local, as mulheres recebem orientação e encaminhamento a profissionais de serviço social, psicólogo e jurídico.
Outro espaço mantido pela Prefeitura de Palmas é a Casa Abrigo da Mulher, que acolhe as vítimas com risco iminente de morte.