Palmas – Foto – Luciane Pires

Lucas Eurilio

O Instituto Nacional de Meterorologia (Inmet) publicou na tarde desta quinta-feira, 5, um alerta laranja de perigo por conta da baixa umidade relativa do ar.

Segundo o Instituto, o tempo seco pode provocar incêndios florestais. A umidade deve ficar em torno dos 12 e 20%, quando o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de pelo menos 60%, então é bom ficar atento e se hidratar.

Além os incêndios, o Inmet alertou que há também risco de ressecamento de pele, desconforto nos olhos e nariz, por isso, nesse período em que a umidade está abaixo do ideal é não são recomendas atividades físicas e exposição ao sol nas horas de calor intenso.

O Tocantins já iniciou o período de estiagem há algum tempo. Conforme o meteorologista e professor da Unitins, José Luís Cabral, é comum sequidão nesta época do ano e deve continuar até a chegada do próximo período chuvoso.

“Já estamos com a umidade baixa há meses aqui no Estado. É muito recorrente para esta época do ano”, ressaltou.

Nada de fogo

Por estar no período de seca, é bom ficar atento também com as queimadas que atingem o Estado todos os anos e aumentam mais ainda o calor. Nada de ficar colocando fogo em lixo nas portas de casas, quintais e em qualquer outra via pública.

Conforme dados do Instituto Nación de Pesquisas Espaciais (INPE), o Tocantins já registrou 4.357 incêndios florestais em 2021 e é o segundo no ranking brasileiro com maior número de queimadas até o momento, o que representa um aumento de 17% se comparado com 2020, quando foram registrados 3.159 focos.

Leia mais sobre o assunto

Queimadas no Tocantins aumentam e número de focos ultrapassa 4,3 mil