O ex governador de Goiás, Ary Valadão faleceu aos 102 anos nesta segunda-feira, 9.
Ele era um dos mais renomados políticos do estado vizinho ao Tocantins.
Ary Ribeiro Valadão morreu de pneumonia aos 102 anos, em casa, nesta segunda-feira (9), segundo a filha dele Lúcia Valadão. Após o diagnóstico, a médica receitou antibióticos e o orientou a ficar em casa, mas ele não resistiu.
Ary foi hospitalizado há poucas semanas por causa de uma queda, também em casa, mas exames mostraram que ele não sofreu fraturas. Logo após a internação, veio a pneumonia.
Segundo a família, Ary Valadão tem dois registros de nascimento e, em um deles, teria 99 anos ( de 1921), mas a idade correta é a data de 14 de novembro de 1918.
Homenagem
O senador e líder no Congresso, Eduardo Gomes lamentou a morte do líder e destacou que ele foi um político de visão ampla e criador do projeto Rio Formoso em especial na região norte teve um carinho especial criando pontos de desenvolvimento tão raros como o apoio á cidade de Augustinopolis. “Alguns dos bons colégios que temos no território tocantinense foram construídos no governo do Ary Valadão”, relembrou.
Gomes lembrou a separação do Estado. “No período recente da história do Tocantins e do Goiás uma visão diferenciada foi a dele para a região que compreendia o norte goiano que hoje é o Estado do Tocantins. Tive a oportunidade de conhece lo de conversar com ele, fazer campanha com ele , fico feliz que ele depois dos 100 anos tenha espalhado pelo país e principalmente pela nossa região e Estado admiradores da sua garra e tenacidade. Foi um governador que realmente realizou muita coisa por todo interior do Estado do Tocantins”, pontuou.
O ex-governador de Goiás chegou a receber o título de Cidadão Tocantinense.