Dunas do Jalapão – Foto Andrea Marques
Lucas Eurilio
A concessão do Parque Estadual do Jalapão para a iniciativa privada tem sido alvo de polêmica desde que foi anunciada pelo Governo do Tocantins.
Os moradores da região que compõe um dos maiores e mais procurados pólos turísticos do Estado – Jalapão – não estão satisfeitos da como estão sendo feitas as discussões.
Nas redes sociais, eles questionaram. “Se vender o Jalapão é bom pra todos, por que isso está feito de forma escondida?”.
A primeira audiência pública que vai discutir o projeto de concessão não apenas do Jalapão, mas também dos Parques Estaduais do Cantão, Lajeado e Monumento de Árvores Fossilizadas, acontece nesta quinta-feira, 19, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).
A audiência foi aprovada pelo Conselho de Constituição e Justiça (CCJ), na terça-feira, 17, a pedido dos deputados Júnior Geo (PROS) e José Roberto (PT), que pediram ainda a presença do secretário de Parcerias e Investimentos do Tocantins, Claudinei Quaresemin, prefeitos, empresas de turismo e organizações sociais.
Moradores, guias e empreendedores do Jalapão estão se mobilizando nas redes sociais para participar do evento. Eles pedem que o Parque não seja vendido e pedem que salvem sua fonte de renda.
“Salve nossa fonte de renda. Não à venda do Jalapão!”.
Audiência de Prefeitos do Comurja
Durante um evento realizado em Ponte Alta do Tocantins, cidade conhecida com o portão do Jalapão, na última terça-feira, prefeitos que compõem o Consórcio dos Municípios da Região do Jalapão (Comurja) pautaram a concessão do Parque.
Segundo Maicon Dimbarre, secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo de Mateiros, os gestores decidiram por realizar outra audiência pública, mas com a presença dos moradores.
“O Comurja vai convidar toda a comunidade, o trade turístico, todos os nove prefeitos vão estar reunidos em Mateiros e vão fazer convite também ao Governo do Estado, ao Ministério Público, aos Deputados e demais políticos para estarem explicando sobre como será a concessão do Jalapão. Até agora, nenhum dos municípios foram procurados para debater essa questão. Então, as cidades estão buscando mais transparência. A comunidade precisa ser ouvida e saber o que está acontecendo”, explicou.
Leia mais sobre o assunto
CCJ aprova audiência pública para debater concessão do Jalapão
Projeto de concessão dos Parques Estaduais do Jalapão e do Cantão avança para fase final de estudos
Jalapão: Com dúvidas da comunidade, Mateiros pede explicações sobre concessão de Parque
Governo cria PL que autoriza concessão de Parques Estaduais do TO para a iniciativa privada
Projeto de concessão do Parque Estadual do Jalapão ganha repercussão nacional