Fortalecendo a educação como meio para a reinserção social e como fator de transformação de vidas, um custodiado da Unidade Penal de Cristalândia, administrada pela Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), foi aprovado no vestibular do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus Porto Nacional, e vai cursar bacharelado em Sistemas de Informação, inicialmente, na modalidade de Ensino a Distância (EaD).
“Eu abracei de cara a oportunidade que me foi dada enquanto cumpro medida e estou gostando. Tem me ajudado muito ultimamente e é bom saber que o tempo que estou privado não será totalmente perdido, além do que me deu perspectiva de mudança de vida para quando eu sair daqui”, afirmou o calouro do IFTO, E.M.P.C.
O chefe da Unidade Penal, Andrey Viana Gomes, falou do trabalho de oportunizar a educação como meio de transformação social. “O desafio é grande, entretanto acreditamos que a educação transforma a vida das pessoas e assim que saiu a aprovação dele, não medimos esforços para a efetivação do estudo. Esse foi o primeiro de muitos que conseguirão fazer um curso superior na Unidade Penal de Cristalândia e com isso nós conseguiremos seguir o propósito de executar a pena ofertando estudo para quando retornarem à sociedade, sejam integrados e não venham a reincidir em novos crimes”, reforçou o chefe.
Para as aulas on-line, a família do custodiado disponibilizou um notebook e durante esse período de estudo remoto ele será acompanhado por um servidor licenciado em Letras com habilitação em Português/Inglês que dará todo suporte com os conteúdos. “Eu sou professor por formação e muito me surpreendeu um apenado de Cristalândia ter a vontade de estudar, mesmo com todas as dificuldades e por isso aceitei o desafio para que ele consiga conteúdos de estudos em bibliotecas virtuais e foque no aprendizado com o maior proveito possível”, comentou o servidor da Unidade, Jesley da Luz Magalhães, que se disponibilizou voluntariamente para auxiliar o custodiado nas aulas online.
Fonte: Seciju