No mês de agosto, focos de fogo recém iniciados, foram flagrados e combatidos, durante ronda de monitoramento da equipe brigadista da Área de Proteção Ambiental da Serra do Lajeado.
O relatório de monitoramento dos brigadistas da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Lajeado mostra nesta segunda-feira, 23, que no mês de agosto deste ano, durante rondas de sensibilização preventiva, foram flagrados e combatidos focos de fogo recém iniciados na região. A medida de combate foi necessária para prevenir a propagação de incêndios florestais, considerando a frequência dos fortes ventos e a vegetação seca, comuns neste período.
“A ronda de monitoramento da área é uma ação preventiva de sensibilização que busca levar informação e alertar a população sobre os riscos do uso do fogo neste período. Neste mês, nossos brigadistas flagraram focos de fogo, recém iniciados, durante a ronda de monitoramento e efetuaram o abafamento para prevenir a propagação de incêndio florestal”, conta Camilla Muniz, a supervisora da APA.
“Apesar dos esforços, a equipe passou a última semana combatendo pequenos focos de fogo, que foram reiniciados devido aos fortes ventos, com risco de se estender por toda a região. O resultado da insistência de fazer o uso do fogo, para a limpeza de lotes, mesmo estando suspensa a autorização de queima, vem mostrando para a população que é preciso unir forças com o poder público, para evitar os incêndios florestais, os riscos e os prejuízos que o fogo descontrolado pode causar”, completou Camilla Muniz.
As rondas de monitoramento de área e sensibilização continuam sendo realizadas pela equipe brigadista da APA Serra do Lajeado para fortalecer o trabalho de prevenção e os cuidados que precisam ser adotados pela população da região.
Texto: Cleide Veloso-Governo do Tocantins