Por Larissa Marra
Você sabia que hoje é comemorado o Dia Mundial do Cachorro?
Isso mesmo, os nossos amiguinhos de quatro patas também tem um dia especial!
A data comemorativa é uma alusão ao National Dog Day (do inglês, Dia Nacional do Cachorro), comemorado nos Estados Unidos em 26 de agosto, onde, instaurou-se o Dia Mundial do Cachorro, a fim de ampliar o debate sobre os direitos dos cães e sobre os maus tratos e abandono que muitos ainda sofrem.
De acordo com a médica veterinária, Fabiana Chaves, infelizmente, ainda é muito comum vermos animais abandonados nas ruas das cidades. Uma forma de evitar o alto índice de cachorrinhos “largados” é conscientizar a população sobre a importância de cuidar dos seus amiguinhos e incentivar a castração.
“A castração diminui o risco de doenças como: câncer de mama, de próstata e piometra. Sem contar que, as fêmeas ainda podem apresentar sintomas de uma gravidez psicológica. Por isso, aqui na clínica, nós incentivamos os nossos tutores a realizarem o procedimento para saúde e bem estar do seu pet”, ressalta.
O melhor amigo do homem
Os pets tem servido ao homem em diversas situações e essa convivência perdura há mais de 10 mil anos, seja como guarda, seja como guia, seja como caçador, seja como controlador de roedores, entre outras atribuições. Por serem inteligentes e versáteis, estima-se que o QI dos cães está numa escala mais elevada em relação a outras espécies.
Acredita-se também que, por terem sido domesticados, os cachorros possuem uma relação de dependência aos seus tutores, sendo, dessa forma, uma relação mútua e sincera. Porém, ainda há quem abandone ou machuque seus pets. É importante salientar que maus tratos e o abandono de animais é crime previsto pela Lei Federal Nº 9.605/98. Além disso, de acordo com a Lei Federal Nº 14.064/20, sancionada em setembro de 2020, a pena de detenção, que era de até um ano, aumentou para até cinco anos em relação a esses crimes.
Então, fica a dica da Gazeta do Cerrado, vamos aproveitar essa excelente oportunidade para lembrar todos vocês sobre a importância de conscientizar a população para defesa dos direitos dos cães e dos animais de companhia em geral!