Na manhã desta sexta-feira, 27, o Conselho de Procuradores da Procuradoria Geral do Estado, deu posse a dois novos procuradores aprovados no terceiro concurso da Instituição. O Certame foi realizado e homologado nos anos de 2018 e 2019, graças ao empenho do governador Mauro Carlesse. A solenidade virtual, foi prestigiada pelos procuradores, servidores e familiares dos empossandos.
Basicamente, a função de cada procurador é defender de maneira contenciosa os assuntos da unidade federativa perante ao poder judiciário. Conheça agora mesmo, o perfil dos novos empossados:
Willian Vanderlei de Andrade, natural de Ariquemes-Rondônia, e Tamires Assis Celestino, de Bauru, São Paulo, deixam para trás a sua terra natal e passam a figurar na imensa lista de tocantinenses de coração que aportaram aqui, fincaram os pés e, hoje, chamam o Tocantins de seu.
Como bem frisou, Willian Andrade, em seu discurso de posse, “nos tornamos, a partir deste momento, fiduciários daqueles que trabalharam por esse sonho de liberdade e, como eles, temos orgulho de proclamar, como expressa o brasão deste Estado: “Essa terra também é nossa”.
Reforçando as boas vindas, o procurador-geral, em exercício, Márcio Câmara Junho, desejou que os colegas “sejam acolhidos, envolvidos e absorvidos – de forma positiva – pela nova atribuição que passam a exercer e pela hospitalidade do povo tocantinense.
Márcio Junho reiterou que a advocacia pública tem função altamente relevante na aplicação do sistema normativo, e dentro deste desafio, assegura-se o livre exercício da liberdade, do bem-estar, da segurança, do desenvolvimento, da igualdade e da Justiça.
“A melhor defesa para o Tocantins é discreta na maior parte das vezes, mas garante, indiscutivelmente, resultados para o cidadão tocantinense”, observou.
O secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Rolf Vidal, frisou em sua mensagem, que a Procuradoria Geral, como guardiã do interesse público, papel que desempenha com zelo e competência, tem recebido da gestão estadual apoio na composição dos quadros da PGE, por entender que, a despeito de todos os avanços tecnológicos, o capital humano ainda é o pilar mais importante de uma instituição.
A presidente em exercício da Associação de Procuradores do Tocantins (Aproeto), Irana Coelho, lembrou que ao longo dos tempos, com o aumento de demandas e aposentadoria de seus pares, a PGE passou por um momento delicado com a defasagem do quadro, sem, contudo, deixar de atuar conforme atribuição que lhe é conferida por lei, mas que vem sendo suprida com a posse dos colegas aprovados no último concurso.
Cumprindo a atribuição de entidade classista, ela lembrou que a Aproeto contribuiu para a realização do certame, e continua trabalhando nas questões que lhes são afetas, visando o interesse e a valorização da carreira.
A exemplo das duas últimas posses, esta solenidade ocorreu de forma remota, em respeito às orientações de distanciamento por conta da pandemia da Covid 19, e foi transmitida pelo YouTube, cujo evento se encontra gravado e disponibilizado o acesso a qualquer tempo.
Quem são eles?
Willian Vanderlei de Andrade, pós graduado em Direito Consticional e Civil, foi advogado, analista do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia e da Justiça Federal, Seção Judiciária de Rondônia. É casado com a professora Mirian Carla e pai de Pablo e Otávio.
Tamiris Assis Celestino, é paulista, da cidade de Bauru.
Exerceu os cargos de procuradora dos municípios de Arealva e de Bauru/SP.
Graduada pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru – ITE, ela possui pós graduação em Direito Tributário e Direito Administrativo. É casada com o médico Thiago Luís Karg Quirino.
Fonte: PGE Tocantins