Por desabastecimento de água no município de Araguatins, o Procon Tocantins notificou o Serviço Municipal de Saneamento de Água (Semusa) nesta segunda-feira, 30. O problema ocorre principalmente na Vila Cidinha.

A notificação ocorreu após denúncias de consumidores que relataram constantes interrupções no fornecimento de água. Ainda segundo as informações, algumas chegam a durar até 30 dias, e que quando a água chega é limitada, ou seja, não tem força, e com pouco volume.

“Ainda de acordo com os moradores, o retorno do fornecimento de água é instável. O Procon Tocantins reforça que a interrupção no fornecimento só poderá ocorrer nos casos em que seja necessário efetuar reparos, modificações ou melhorias nos sistemas, e em situações de emergência”, explica o superintendente do órgão de defesa do consumidor, Walter Viana.

O Procon Tocantins destaca também que é imprescindível a informação prévia aos consumidores diretamente atingidos, sobre os dias que haverá a interrupção no fornecimento de água, de modo que a população atingida possa se organizar.

Foi dado o prazo de 48h para que o Semusa justifique o problema e ainda apresente as ações adotadas para resolver a demanda dos consumidores. O gerente de fiscalização, Magno Silva, ressalta que os consumidores devem denunciar.

“O tratamento e o abastecimento de água são considerados serviços públicos essenciais, devendo, portanto, ser contínuo. O consumidor que enfrentar qualquer problema com desabastecimento de água deve formalizar sua denúncia”, afirma Silva.

Denuncie

Encontrou algo errado? Denuncie! O consumidor deve entrar em contato por meio do Disque 151, ou por meio do Whats Denúncia no (63) 99216-6840. Para formalizar a denúncia, é preciso checar bem as informações, apresentar comprovantes e fotos para subsidiar as ações de fiscalização.

O outro lado

A Gazeta do Cerrado deixa o espaço aberto para que a Serviço Municipal de Saneamento de Água se posicione sobre o assunto.