Quem passar pela ação poderá receber consultas, orientação, vacinas e atualizar cadastro do Bolsa Família; programação segue até as 17 horas desta terça-feira, 31.

A dona de casa Daiane Camila Pereira Resplandes, moradora do setor Arara II, em Palmas, acordou cedo com os filhos para aproveitar os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) dentro da ação ‘Mais Saúde’, na estrutura montada próximo a sua residência.

Logo que chegou ao espaço, a mãe passou pelo acolhimento, depois pela triagem e em seguida foi encaminhada para as equipes de vacinação. O filho mais velho, Vitor Gabriel, de 11 anos, recebeu as doses da vacina do HPV e da Influenza e deixou o cartão atualizado. Daiane também foi imunizada contra a gripe e ainda atualizou o cadastro do bolsa família. “Estou satisfeita. Fui bem atendida pelos profissionais e coloquei em dia as nossas vacinas. À tarde volto para trazer o meu filho de nove anos, que agora pela manhã está na escola. Ele também precisa tomar algumas vacinas que estão pendentes”, fala agradecida a moradora.

Uma equipe de 14 profissionais, dentre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogo, odontólogo, técnicos de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e assistentes administrativos estão se revezando nos atendimentos. A comunidade começou a ser atendida às 8 horas e a programação segue até as 17 horas desta terça-feira, 31, na sede da Igreja Assembleia de Deus – Nação Madureira – Congregação Vista Alegre, ao lado do Mercado Marcos.

No local, a população poderá receber consultas com os especialistas, orientação sobre cuidados com a saúde, atualizar o cadastro do Bolsa Família, além de colocar as vacinas em dia. De acordo com a coordenadora dos Distritos de Saúde da Capital, a odontóloga Lorena Corrêa, a Semus fez um levantamento que constatou baixa adesão à imunização em algumas regiões da cidade.

Os setores Araras I e II, Sonho Meu, Vila Agrotins e Jardim Vitória I estão entre as quadras com o número baixo de pessoas vacinadas contra a Influenza e a Covid-19. “Estamos hoje em mais uma ação que descentraliza os serviços de saúde para melhor atender a comunidade. Nesta região, por exemplo, são mais de 3.300 moradores, com um número grande de pessoas que ainda não foram imunizadas. Vamos realizar a busca ativa dos pacientes que não tomaram a segunda dose da vacina da Covid-19 e atualização do cartão de vacina para que a imunização chegue a todos”, disse a coordenadora.

Dona Maria Angélica, avó de quatro meninos, e moradora do setor Arara I, também não perdeu tempo. Levou os três netos mais novos para deixar as vacinas em dia. “A correria é grande. Às vezes pela distância e pelos afazeres de casa, vamos deixando o cuidado com a saúde de lado. Quando fiquei sabendo que os profissionais iam estar aqui perto de casa, ajeitei os meninos e vim logo. Agora está tudo em dia”, falou sorridente.

A programação continua em várias regiões da cidade nos próximos dias. Acompanhe abaixo os locais, horários e serviços.

Programação

Na quarta-feira, 1º, os moradores do setor Sonho Meu serão atendidos das 8 às 17 horas, na sede Igreja Assembleia de Deus – Nação Madureira – Congregação Sonho Meu;

Na quinta-feira, 02, no mesmo horário, as atividades serão desenvolvidas na sede da Igreja Assembleia de Deus – Nação Madureira – Nova Aliança, em frente à Distribuidora França;

A programação termina na sexta-feira, 03, no Jardim Vitória I, também das 8 às 17 horas. No setor, a comunidade será atendida no Cmei Vitória Régia.

Documentos

Para receber os atendimentos, a Semus informa que é preciso levar o cartão SUS, cartão da vacina, documento pessoal (RG ou CPF), comprovante de residência, carteira de trabalho e Número de Identificação Social (NIS). Para os jovens de 12 a 17 anos sem comorbidade é preciso levar a autorização dos pais e/ou responsável legal e também apresentar laudo que comprove a comorbidade.

Fonte e Foto: Prefeitura de Palmas