Um policial militar salvou um bebê de 9 meses que estava engasgado com leite materno e tido convulsões nessa quinta-feira, 09, no setor Vila Cearense, em Araguaína. O PM realizou os primeiros socorros e levou a mãe a menina ao hospital.
Em relato à polícia, a mãe disse que amamentou a filha e a colocou para dormir. Ao acordar, a criança brincou um pouco e começou fazer movimentos convulsionários.
A mãe, de 25 anos tentou reanimar a filha, mas não conseguiu. Neste momento algumas pessoas informaram ao tenente coronel Raimundo Soares Veloso Sobrinho sobre o caso. O militar fez os primeiros socorros e a criança expeliu um líquido semelhante ao leite materno e voltou a respirar.
“Quando cheguei no local, a criança estava, aparentemente roxa, caída, debruçada demonstrando falta de ar. Então iniciei os procedimentos de primeiros socorros e consegui desengasgar a criança do leite materno e ela conseguiu voltar a respiração”, disse o Raimundo.
A mãe e a criança foram levadas para o Hospital Municipal de Araguaína, onde a criança foi internada para realizar outros exames.
O que fazer em casos de engasgo em crianças
No caso de engasgos o procedimento padrão para bebês é dar cinco tapinhas nas costas, com a criança de bruços e um pouco inclinada para o chão. Já em crianças acima de 1 ano, adultos e idosos, o recomendado é a manobra de Heimlich, uma espécie de abraço por trás, pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho.
Uma dica é: se a pessoa estiver falando, tossindo ou chorando, não faça a manobra, porque a vítima ainda consegue respirar. Nesse caso, tranquilize-a e espere que ela melhore. O telefone de emergência para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é o 192.