Brener Nunes – Gazeta do Cerrado
A estudante Andressa Rodrigues Bezerra, de 20 anos, foi a 1ª colocada no vestibular de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). A nova universitária estudou o Ensino Médio no Colégio Estadual Professora Oneides Rosa de Moura, em Palmeirópolis, sua cidade natal. “Sempre, desde pequeninha eu sonho em ser médica. Eu me via nesta profissão sempre com objetivo de ajudar as pessoas”, disse em entrevista à Gazeta do Cerrado na manhã desta segunda-feira, 13.
Atualmente morando em Gurupi, Andressa conta que terminou seu Ensino Médio em 2017, e vem fazendo cursinho desde então, mas destaca que seu percurso não foi fácil. “Terminei meu ensino médio em 2017, e comecei a fazer cursinho em 2018. E durante este período até hoje tive muitos obstáculos, dias difíceis, mas com apoio da minha família, eu não desisti e consegui alcançar este grande sonho. Me apeguei muito a Deus também e isso me ajudou muito. Este último cursinho que fiz foi um divisor de águas para mim. Passava o dia inteiro lá, só ia em casa para almoçar, pois morava perto, mas as aulas eram matutinas, mas passava a tarde e noite lá estudante, pois era um ambiente agradável”, afirmou.
As aulas do curso de medicina da Unitins já iniciaram na manhã desta segunda-feira. Por questões de tempo e logística, a estudante não conseguiu acompanhar a aula presencialmente, pois precisa se organizar para fazer sua mudança. “Meu primeiro dia de aula foi hoje. Teve a apresentação do campus. Infelizmente, não pude estar lá porque é muito longe. Ainda preciso organizar questões de moradia e outras coisas. Mas, eu participei pelo Meet e foi muito bom. Chega dá um friozinho na barriga. A gente sonha com esse dia. Lembro que eu sentava na mesa para estudar e pensava, eu estou cansada, mas isso aqui vai valer pena porque vai chegar o dia do meu primeiro dia de aula, e esse dia chegou”, contou emocionada.
Andressa aproveita e deixa uma mensagem para quem sonha em cursar medicina.”A mensagem que quero deixar é que você acredite no seu potencial e que não desista. Vão ter dias difíceis, que vão pensar em desistir, mas pense no que sempre você sonhou. No dia que você vê seu nome na lista de aprovados é uma coisa indescritível. E, você olha para traz e diz, caramba! Todo esforço que tive valeu a pena. Porque é gratificante demais você ver que seu esforço valeu a pena. Então, para quem tá no ensino médio, ou cursinho e sonha em fazer medicina, confie no seu potencial, se apegue a Deus e lute pelo seu sonho. Porque tenho certeza que você consegue”, disse.
Para finalizar, a estudante ressalta que ainda estamos em pandemia, e que passou por muitas dificuldades neste período e pede para que puros não desistam de seus objetivos. “Outra coisa que vale ressaltar é que ainda estamos no meio de uma pandemia, e Educação foi um setor muito atingido, mas é isso! É lutar, batalhar. As aulas presenciais, principalmente, de cursinhos, que não tiveram aulas presenciais, e lógico,é bem melhor. Ano passado foi bem difícil para mim porque tive que estudar à distância, mas eu não desisti porque sabia que iria alcançar meu objetivo. Então, mesmo com a pandemia vamos ter força para não desistir”, disse Andressa à Gazeta.