Na manhã desta quinta-feira, 16, na Aldeia Santa Isabel, na Ilha do Bananal, região meso-oeste do Tocantins, divisa com o Mato Grosso (MT), um indígena foi morto, durante uma ação de cumprimento de dois mandatos de prisão.

Segundo informações do diretor geral do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), Rildo Barreira, “os policiais ao se aproximarem da residência do indivíduo, para cumprir os mandatos de prisão se depararam com o indígena bastante alterado usando a esposa como refém e apontado uma arma de fogo em direção a cabeça da mesma”.

Ainda segundo o diretor, “após diversas tentativas para a liberação da refém o indígena não aceitava as negociações propostas para a rendição ficando cada vez mais agressivo com a arma apontada para a refém. Não restando outra alternativa e para preservar a vida da vítima, diante da situação e da não rendição do suspeito foi preciso efetuar os disparos”, informou o delegado.

Após ser atingido, o indígena foi socorrido rapidamente e encaminhado para o Hospital de São Felix do Araguaia (MT) cidade mais próxima da aldeia.

As equipes compostas pelo GOTE e a Divisão de Repressão ao Crime Organizado, estavam auxiliando a Polícia Civil do Estado do Mato Grosso, cumprindo uma das etapas da Operação Hórus, no combate ao crime organizado.

A ação também foi acompanhada pelo coordenador técnico da Fundação Nacional do Índio (Funai) – Araguaia Tocantins – Vicente de Paula Rodrigues de Lima.

Veja o vídeo local divulgado.