Na noite dessa quarta-feira, 30, em Palmas, os policiais militares recuperaram uma motoneta após morador, através do aplicativo Sinesp Cidadão (Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública), constatar que o veículo estava com restrição de furto/roubo.

Moto recuperada em Palmas

O fato aconteceu na quadra 1.003 sul, onde o morador, que faz parte da Rede Comunitária de Segurança (RCS), suspeitou de uma Biz C-100 que transitava pela quadra e ao consultar a placa no aplicativo, detectou a restrição. A Polícia Militar foi acionada e durante a abordagem o condutor, 27 anos, alegou que ganhou o veículo de um músico que tem uma banda. Ainda segundo informações do suspeito, o veículo foi comprado em uma oficina localizada no setor Taquari.

A motoneta e o condutor foram conduzidos à central de flagrantes.

Sobre a RCS e Sinesp Cidadão

A RCS é um projeto da Polícia Militar que em parceria com a comunidade buscar reduzir o índice de criminalidade e aumentar a sensação de segurança na quadra onde o projeto foi implantado. Na RCS existem várias atividades preventivas de segurança, uma delas é orientar os cidadãos a ficarem atentos quanto a pessoas ou veículos suspeitos no bairro onde residem, em seguida devem compartilhar essas informações com a PM.

O Sinesp Cidadão é um aplicativo disponibilizado pelo Ministério da Justiça, através dele qualquer pessoa pode checar a placa de um veículo e verificar se é produto de furto/roubo. Caso seja constatada a irregularidade, o aplicativo orienta a fazer a denúncia através do 190 e não realizar abordagem por conta própria ou se aproximar do veículo.

Além de veículos com restrições de furto/roubo, também é possível consultar no aplicativo pessoas com mandado de prisão ou aquelas que estão desaparecidas.

O Sinesp Cidadão pode ser baixado gratuitamente pelo link https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.sinesp.cidadao.android. Também é possível consultar a situação do veículo através da internet pelo endereçohttps://www.sinesp.gov.br/inicio e clicar em Sinesp Cidadão.