Especial: Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

Caravana da Juventude

“Não estamos fazendo política somente de governo, mas de estado, fortalecendo o ser humano em todas as suas necessidades”, diz o superintendente Estadual da Juventude, Ricardo Ribeirinha, em entrevista a Gazeta do Cerrado, na noite dessa segunda-feira, 04. Ribeirinha ainda afirma que o governo está dialogando, ouvindo e agindo em todas as áreas. “Na juventude não é diferente”, afirma referindo-se à Caravana da Juventude, projeto encabeçado por ele e o governo estadual.

Ricardo conta que o objetivo da caravana é único, mudar vidas! “Não temos uma cultura de prevenção, de orientação e esclarecimento das consequências das diversas vulnerabilidades sociais que assolam a juventude tocantinense e compromete o desenvolvimento dos municípios e do estado do Tocantins com crianças, adolescentes e jovens mergulhados em diversas situações de risco como: álcool, drogas, violência escolar, evasão escolar, prostituição infantil, gravidez na adolescência e as DST’s, que prejudicam o desenvolvimento de jovens de 15 a 29 anos”, explica.

O superintendente diz que a meta é percorrer os 139 municípios e chegar aos 177 mil estudantes da rede estadual ensino e também aos jovens evadidos.

Segundo ele, a Caravana da Juventude nasceu de um amplo debate das conferências municipais e estaduais de juventude realizadas neste governo nos anos de 2015 e aperfeiçoada no ano de 2016 em audiência pública realizada com todos os segmentos de juventude do estado do Tocantins. “Estamos seguindo o Estatuto da Juventude e realizando parcerias com a Secretaria Nacional de Juventude com consultores da UNESCO que nos acompanharam a região do Bico do Papagaio”, diz.

Questionado sobre o governo estar revolucionando a área de Juventude com essas ações descentralizadas, Ribeirinha explica que o Estado está dialogando, ouvindo e agindo em todas as áreas, e que com a Juventude não é diferente. “. É nítida a reação nos últimos dois anos. Imaginem faculdades estaduais renomadas como no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro fechando as portas e o governador Marcelo Miranda colocou R$ 11 milhões para construir o campus da UNITINS na região do Bico do Papagaio beneficiando os 28 municípios da região. Isto é garantia de ensino superior a toda uma região. É desenvolvimento certo”, afirma o superintendente.

Para finalizar, Ricardo diz que o governo está revolucionando, dividindo a responsabilidade com todos na construção de um futuro melhor. “Não vamos avançar sem o apoio dos pais e responsáveis que precisam educar e colocar limites em seus filhos, precisamos estar ao lado dos diretores e professores das mais de 500 escolas estaduais espalhados nas diversas regiões do estado, ser parceiros dos prefeitos levando ações, programas e projetos de relevância como o protagonismo juvenil e o empreendedorismo social a crianças, adolescentes e jovens tocantinenses”, conclui.