O time de Aparecida do Rio Negro venceu a 8ª Copa Jalapão de Futsal, evento realizado com o apoio do Governo do Tocantins, que por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), cedeu toda a estrutura necessária para realização dos jogos. A grande final ocorreu nesse domingo, 14, em Novo Acordo, município que comemorava seus 63 anos de emancipação política.
O governador Wanderlei Barbosa destacou que o esporte tem recebido uma atenção especial da gestão. “É uma alegria estarmos aqui, o esporte é uma prioridade da gestão. Está na nossa pauta o apoio para realização de muitos outros campeonatos esportivos. Vamos avançar, garantindo o acesso ao esporte para jovens e adultos”, pontuou, destacando que no próximo ano será criada a Secretaria de Estado de Esportes.
O secretário executivo respondendo pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Danilo de Azevedo Costa, apontou que o Governo do Tocantins tem trabalhado diretamente com as federações esportivas. “É um trabalho integrado, a Seduc, junto com as Federações, tem feito o esporte acontecer no Tocantins. A Copa Jalapão de Futsal, que mobilizou toda essa região, é um exemplo. Como sabemos, o esporte transforma vidas”, apontou.
A prefeita de Novo Acordo, Deusany Batista, parabenizou os participantes das competições. “Esse é um momento muito importante para todos nós, em que celebramos o esporte. Hoje a festa de aniversário é de Novo Acordo, mas a participação de cada time, de cada atleta nessa Copa é motivo de alegria. Não podemos parar. Todos querem conquistar o título, mas todos estão de parabéns e têm motivo para comemorar, por terem chegado até aqui”.
Competição
Em uma disputa acirrada, com um jogo difícil, os times de Aparecida do Rio Negro e Lizarda entraram em campo e fizeram bonito. A bola rolou com defesa e ataques bem elaborados, feitos pelos jogadores que lutavam pelo título de campeões. Quando faltavam cinco minutos e dezessete segundos para finalizar o tempo regulamentar, o Lizarda saiu na frente e abriu a partida com o primeiro gol. O cronômetro avançou, já faltavam só dois minutos e quinze para encerrar a partida e o time de Aparecida empatou. O jogo foi para as prorrogações.
Nas prorrogações, mais uma vez o Lizarda saiu na frente e marcou seu segundo gol. A vitória parecia certa para Lizarda, que marcou mais um gol na sequência, mas o Aparecida reagiu e marcou dois gols seguidos no finalzinho da partida. Mais um empate. O jogo foi para os pênaltis e o Aparecida se consagrou o grande campeão marcando quatro gols contra três do time de Lizarda.
O goleiro do time de Aparecida do Rio Negro, Ricardo Carvalho, destacou que a conquista tem um significado muito especial para o time. “Dois anos batemos na trave, 2013 e 2019 fomos vice-campeões e esse ano conquistamos o título. Esse dia é tudo para nós. Quero agradecer a torcida que veio aqui, marcou presença e nos impulsionou”, apontou.
Terceiro Lugar
Antecedendo a grande final, os times de Novo Acordo e São Félix disputaram o terceiro lugar nas competições. O time de Novo Acordo abriu o placar e seguiu balançando a rede, ainda no primeiro tempo marcou mais quatro gols, enquanto o São Félix, marcou o primeiro gol nos últimos minutos dessa primeira etapa. No segundo tempo, o time de Novo Acordo seguiu marcando e fez mais dois gols, o São Félix fez apenas mais um. O placar fechou em – Novo Acordo 8 x 2 São Félix.
Fotos: Márcio Vieira/Governo do Tocantins