O grupo Ser Educacional desenvolveu um aplicativo gratuito que pretende ajudar jovens que vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. Trata-se do Desafie-me, um jogo com mais de 1,6 mil perguntas, todas das últimas nove edições da prova.
Disponível para smartphones e tablets na plataforma Android — e em breve para iOS —, o app possui desafios que podem ser disputados entre os usuários. “Eles podem escolher seus amigos do Facebook, outros alunos de sua escola ou um adversário aleatório”, explica em entrevista à GALILEU Bruno Burgos, diretor adjunto de marketing do Ser Educacional.
Os testes são das seguintes áreas: Biologia, Matemática, Português, História, Geografia, Física, Química, Inglês e Espanhol. Cada desafio possui cinco perguntas, sendo que elas devem ser resolvidas em até 15 minutos.
Há também o modo de treinamento, na qual o estudante não precisa competir com ninguém — apenas praticar o que sabe. “Independente da estratégia escolhida, o jovem estará testando seus conhecimentos e se preparando para o exame”, comenta Burgos.
A empresa está trabalhando para o dispositivo ter uma rede de apoio para dúvidas, útil para o estudante que tiver dificuldades e não conseguir completar uma tarefa. “O projeto também irá contemplar um feedback do grupo Ser Educacional envolvendo escolas e alunos com um material que detalha as disciplinas onde foram detectadas deficiências”, fala Burgos.
O Desafie-me possui um ranking que classifica os participantes em quatro níveis diferentes de acordo com seus desempenhos. “A intenção é prover informação e capacitação, além de servir como um aliado das escolas na preparação para o Enem”, diz Jânyo Diniz, diretor-presidente do Ser Educacional.
Segundo Diniz, a plataforma foi desenvolvida para ‘conversar’ com jovens de 14 a 19 anos, mas usuários de qualquer idade ou nível de formação acadêmica podem se cadastrar.
Fonte: Revista Galileu