Foto –  Tharson Lopes

Em continuidade à campanha Cooperar Pela Vida, o Sistema OCB/TO convida as cooperativas tocantinenses, seus cooperados e colaboradores, a se unirem em prol da doação de sangue para a Hemorrede do Tocantins. Desde outubro a campanha incentiva a doação de sangue e de absorventes, e seguirá ainda durante todo o mês de novembro. Para a doação de sangue, está sendo agendado o mutirão cooperativista, que será realizado entre os dias 24 e 26 de novembro. Para os doadores de Palmas, a orientação é o agendamento por meio do Sistema OCB/TO, e para os demais, o contato direto com o hemocentro da região.

Serão seguidos protocolos para que seja uma ação segura e sem aglomeração. “Além de ser um ato de solidariedade, doar sangue é uma atitude cidadã e que beneficia a saúde de todos. Por isso, reforçamos o convite a toda a sociedade cooperativista e tocantinense, para se juntarem a nós nessa campanha e Cooperar Pela Vida”, convoca o presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri.

A necessidade de doadores voluntários é alta durante todo o ano, mas devido à pandemia do novo coronavírus esse quadro se acentuou, e embora a pandemia esteja sob controle, o número de doadores segue não atendendo a demanda. “Não existe substituto para o sangue, por isso campanhas como estas que trazem esclarecimento e incentivo a doação de sangue para a população é tão importante para a manutenção dos estoques de sangue, ainda mais em momentos como estes em que a demanda de sangue só aumenta e infelizmente o número de doações não acompanham o mesmo ritmo”, conta Robéria Fernandes, responsável pela área de Captação de Doadores do Hemocentro de Palmas.

Para participar da doação em nome do cooperativismo em Palmas, realize seu agendamento aqui! <https://forms.gle/EzXWRWLnCT4Jo82B7> Para as demais regiões, entre em contato com o Hemocentro mais próximo: Araguaína (3411-2915); Gurupi (3312-2237); Porto Nacional (3363-8321); Augustinópolis (3456-1308).

Sistema OCB/TO

Para doar é preciso apresentar documento com foto, estar em bom estado de saúde, alimentado (evitar alimentação gordurosa nas últimas 4 horas), pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos). Menores de idade poderão doar somente com autorização dos responsáveis.

Para saber mais recomendações, confira o material disponibilizado pela Hemoto, a Hemorrede Tocantins. – Clique aqui

Cooperar Pela Vida

Outra iniciativa encabeçada pelo Sistema OCB/TO por meio da campanha Cooperar Pela Vida é a doação de absorventes, que já entregou mais de 10 mil unidades à instituições no Tocantins. A arrecadação segue até o dia 30 de novembro e para doar basta procurar a sede do Sistema OCB/TO em Palmas, ou uma cooperativa próxima de você.

Fonte – Assessoria