Foto – Divulgação

Neste domingo (12) é dia de provas para mais de 8 mil estudantes inscritos no vestibular da Universidade Federal do Tocantins (UFT). São 948 vagas distribuídas em 50 cursos nas sete cidades tocantinenses que possuem campus da instituição.

As provas serão realizadas de forma presencial em Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis. Os candidatos ao curso de Medicina precisam, obrigatoriamente, fazer os exames em Palmas ou Araguaína.

Conforme edital, a prova de conhecimentos será constituída de 76 questões objetivas no formato de múltipla escolha. Os candidatos também deverão produzir uma redação.

No período matutino os portões serão fechados às 8h e a prova começa 8h10. No vespertino, o fechamento dos portões será às 14h30 e a aplicação têm início 14h40. O tempo para realização das avaliações será de quatro horas em cada turno.

As questões serão divididas da seguinte forma:

Período matutino

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias
  • Matemática e suas tecnologias
  • Redação

 

Período vespertino

  • Ciências humanas e suas tecnologias
  • Ciências da natureza e suas tecnologias

A lista com os locais de prova foi atualizada nesta sexta-feira (10) e está disponível no site da Comissão Permanente de Seleção (Copese). Os candidatos devem chegar aos locais de prova com antecedência e utilizando máscara. Nas salas haverá álcool em gel e medição de temperatura.

Os estudantes que apresentarem temperatura maior que 37.5°, após a segunda medição, serão encaminhados para realizar a prova em uma sala exclusiva para candidatos nesta condição.

Na página da Copese está disponível o edital com as regras de biossegurança que serão adotadas durante as provas.

Concorrência

A concorrência do vestibular foi dividida conforme a modalidade de concorrência.

No caso da ampla concorrência, onde estão os candidatos que não se enquadram em nenhuma reserva legal ou ações afirmativas, os cursos mais concorridos foram Medicina, Direito, Medicina Veterinária, Enfermagem e Arquitetura e Urbanismo.

Cursos mais concorridos:

  • Medicina Palmas – com 1.624 candidatos disputando oito vagas (203 por vaga)
  • Medicina Araguaína – 992 candidatos disputando seis vagas (165,33 por vaga)
  • Direito Palmas – 323 candidatos disputando oito vagas (40 por vaga)
  • Medicina veterinária Araguaína – 199 candidatos disputando oito vagas (24,88 por vaga)
  • Enfermagem Palmas – 108 candidatos disputando cinco vagas (21,6 por vaga)
  • Arquitetura e Urbanismo Palmas – 115 candidatos disputando seis vagas (19,17 por vaga)

 

Cronograma

 

Conforme o cronograma, a publicação das provas e dos gabaritos provisórios será na segunda-feira (13). As respostas definitivas são previstas para o dia 30 de dezembro. A divulgação do resultado final está prevista é para o dia 1º de fevereiro de 2022 e as aulas iniciam em março.

A UFT também segue selecionando estudantes pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Universidade divide suas vagas em duas modalidades: 50% pelo Enem e 50% pelo vestibular próprio.

Fonte – G1 TO