A Universidade Federal do Tocantins (UFT) deverá retomar as atividades presenciais a partir do dia 7 de março de 2022. Para possibilitar a retomada, a instituição criou um Protocolo de Biossegurança com as medidas sanitárias que serão observadas em todos os ambientes, respeitando também as normas de cada cidade e do estado do Tocantins.
As aulas presenciais da UFT foram suspensas em março de 2020. As atividades foram retomadas de forma remota e permaneceram neste modelo há quatro semestres. A instituição tem cerca de 50 cursos distribuídos em sete campus distribuídos pelo Tocantins.
O retorno presencial ainda está sendo avaliado pelo Conselho Universitário (Consuni), órgão deliberativo supremo da UFT, e deverá ser votado em fevereiro de 2022. “A ideia é que o máximo de atividades presenciais possíveis sejam garantidas desde que respeitem as normas sanitárias estabelecidas no protocolo”, disse o vice-reitor da instituição, Marcelo Leineker Costa.
Entre as regras obrigatórias para todos os espaços da universidade estão:
- Uso de máscaras
- Distanciamento social de 1,5m (um metro e meio)
- Higienização das mãos
- A UFT disponibilizará álcool 70% para assepsia de objetos, mesas, utensílios de uso comum.
Também haverá regras específicas para alguns ambientes.
“As orientações gerais são as mesmas que são seguidas no município, com algumas diferenças em relação aos ambientes porque temos uma diversidade de atividades. Laboratórios, ambientes administrativos, saída de campus, restaurante universitário, cantinas. Esse protocolo estipula para cada um desses ambientes quais são as condições adequadas para que se mantenha com segurança as atividades”, explicou.
Ainda segundo o vice-reitor, o protocolo biossegurança foi encaminhado ao e-mail institucional de servidores e estudantes, além disso, também está disponível na página da instituição na internet. As regras também deverão ser fixadas em cartazes em cada ambiente da universidade.
Em relação às salas de aula, a previsão da universidade é de que a necessidade de distanciamento implicará na redução do número de alunos no mesmo ambiente. “Nossas salas são para 44 alunos, vai ter uma redução, mas a maioria das disciplinas comporta dentro do que está estabelecido no protocolo”, explicou.
Conforme a UFT, o planejamento das ofertas de disciplinas foi realizado pelos colegiados de curso, visando uma melhor distribuição de dias e horários para evitar aglomeração.