As Escolas do Campo do Município de Palmas, receberam nas últimas semanas de dezembro cartilhas instrutivas de como abordar a permacultura em sala de aula. A cartilha “Permacultura na Escola” foi elaborada e desenvolvida pelo permacultor e educador popular Dennis Godoy por meio dos recursos oriundos da Lei Aldir Blanc do Estado do Tocantins.

Em 2019 a Escola Rural de Tempo Integral Sueli Pereira de Almeida Reche, no distrito de Taquaruçu, recebeu o projeto “Permacultura na Escola”, desenvolvida pelo Permacultor Dennis Godoy. O projeto utilizava a permacultura como ferramenta ecopedagógica para a educação infantil e as ações foram executadas com o envolvimento de toda a comunidade escolar e a participação ativa dos alunos do 1º ao 9º ano da escola.


A Cartilha entregue neste ano de 2021 traz um relato dessa experiência vivida pelo permacultor e tem o intuito de servir como apoio para as disciplinas de educação ambiental nas escolas do campo da rede municipal de Palmas, abordando os 4 eixos da permacultura, água, agroecologia, resíduos sólidos e bioconstrução.

Segundo o Permacultor, partindo desses 4 eixos, a cartilha traz não só questões para a sala de aula, mas também questões para toda a comunidade do campo. De acordo com Dennis Godoy, “A gente tentou trazer nessa cartilha assuntos que respondem as demandas não só da escola, mas também das pessoas que vivem no campo, em especial a questão do saneamento ecológico e a preocupação com a gestão hídrica”. Ainda de acordo com Dennis, a proposta da cartilha é levar alternativas para lidar com essas questões, “Essas demandas são comuns à população do campo e da escola e a gente tenta levar alternativas que visam promover mais autonomia e dignidade humana”, concluiu o Permacultor.

A ação distribuiu 100 cartilhas divididas para as 5 escolas municipais do campo de Palmas, Escola Rural de Tempo Integral Sueli Pereira de Almeida Reche, Escola Rural de Tempo Integral Professor Fidêncio Bogo, Escola Rural de Tempo Integral Marcos Freire, Escola Rural de Tempo Integral Aprígio Thomas de Matos e a Escola Rural de Tempo Integral Luiz Nunes De Oliveira.

Thamires Filgueiras é Técnica da Secretaria Municipal da Educação de Palmas e para ela as cartilhas se tornam uma ótima ferramenta para auxiliar os professores. De acordo com a técnica, “a cartilha é um material que pode ser utilizada como auxiliar em diversos componentes curriculares nas escolas da zona rural do município de Palmas, pois tem como princípio uma maior compreensão sobre o respeito ao solo e a uma vivência mais harmoniosa com o meio ambiente”.

Já para a Diretora da Escola Rural Fidêncio Bogo, Queli Frametti, os preceitos da Cartilha estão alinhados aos preceitos da Escola, segundo a diretora, “os objetos de conhecimento da Cartilha estão construídos a partir do referencial Político e Pedagógico da Educação do Campo da Rede Municipal de Ensino e compõem o projeto político e pedagógico desta Unidade Escolar”. Ainda de acordo com a Diretora, a Cartilha servirá para apoiar tantos os professores como os estudantes, “É um material pedagógico que inspira e será destinado a apoiar educadores e estudantes no desenvolvimento das propostas relacionadas ao processo formativo em especial a construção e ao planejamento do caderno do campo, estudos complementares” finalizou.

O projeto “Cartilha Permacultural como ferramenta ecopedagógica” foi contemplado pelo Edital Emergencial do Tocantins de Patrimônio Cultural Material e Imaterial – Lei Aldir Blanc, aplicado pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Governo do Tocantins em parceria com a Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cultura, Governo Federal.

Ficha Técnica:

Autor: Dennis Joseph Godoy
Ilustração e Diagramação: Deia Guandaline
Revisão: Lorena Barros
Produção: Ana Elisa Martins

Crédito Fotos: Divulgação