Foto – Nielcem Fernandes
Lucas Eurilio
Uma nova nota da Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO), divulgada nesta segunda-feira, 27, diz que os sistemas do Ministério da Saúde (MS) foram restabelecidos, depois de dois ataques harckers.
A nota afirma ainda que as equipes técnicas estão trabalhando para fazer a conferência dos dados e o boletim deve voltar a ser divulgado ao longo da semana. (Veja nota no final da reportagem).
Entenda o caso
Há mais 15 dias os dados sobre a Pandemia não são divulgados no Tocantins, por conta de um ataque de hackers ao sistema do Ministério da Saúde (MS), no último dia 13 de dezembro.
Foram dois ataques. O primeiro no dia 10, quando o site do Ministério e vários outros ligados ao órgão também caíram.
Ao que tudo indica, o problema ainda deve demorar para ser solucionado, pois não há previsão para que os dados voltem a ser divulgados.
A Gazeta do Cerrado entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO). Em nota o órgão esclareceu que os dados utilizados na confecção do boletim estadual só serão computados e divulgados após o restabelecimento dos sistemas do Ministério da Saúde (MS), ainda sem previsão.
Enfatizamos que, a SES-TO continua sem acesso aos sistemas e-SUS Notifica (Informações de COVID), SI-PNI (Informações de Vacina) e Conecte-SUS (Emissão de Certificado de Vacinação).
Nossa equipe entrou em contato também com o Ministério da Saúde e aguardamos um retorno.
Veja nota da SES na íntegra
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que os sistemas do Ministério da Saúde (MS) foram restabelecidos e a equipe técnica do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-TO) trabalha na conferência dos dados, visando averiguar a compatibilidade das informações.
A SES-TO destaca que, se tudo estiver compatível, a previsão é que a produção do Boletim Epidemiológico da Covid-19, ocorra ainda ao longo dessa semana.
Palmas, 27 de dezembro de 2021
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins