Foto – Igor Pires –  TV Anhanguera

O aumento no nível do rio Tocantins segue mantendo os municípios abaixo da Usina Hidrelétrica de Lajeado em situação de alerta. Em Tocantínia, na região central do estado, a praia da cidade ficou submersa e os postes da orla quase desapareceram. A balsa que faz a travessia para Miracema suspendeu a operação por falta de pontos seguros para atracar.

Devido ao grande volume de chuva na bacia do rio Tocantins as comportas da Usina Hidrelétrica de Lajeado estão abertas desde o dia 12 de dezembro. Consequentemente o nível subiu abaixo da barragem, impactando os municípios de Lajeado, Miracema, Tocantínia, Rio dos Bois, Tupirama, Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tabocão.

Em Tocantínia a água subiu até o mirante da cidade, deixando o ponto de apoio das embarcações debaixo da água. A Energisa informou que suspendeu o fornecimento de energia no local como medida de segurança para evitar acidentes com a rede elétrica.

Caso a população identifique outros locais em que o nível dos rios esteja subindo, deve manter distância da rede elétrica e comunicar a Energisa.

A Defesa Civil de Tocantínia emitiu um alerta para ribeirinhos e turistas. “O nível do rio Tocantins tenderá a subir nas próximas horas e dias, pedimos a todos para tomarem os cuidados necessários para assim evitar acidentes”.

Os impactos da cheia do rio Tocantins estão sendo registrados em diversas cidades e regiões do estado. A previsão para os próximos dias continua sendo de temporais. De acordo com o alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperados ventos superiores a 60 km/h.

Lajeado

Foto: Divulgação/Abmael Milhomem

Uma cachoeira conhecida como Viva Vida ficou submersa após os leitos dos rios Tocantins e Lajeado subirem por causa das fortes chuvas registradas nos últimos dias, no município de Lajeado, região central do Tocantins.

Vídeos feitos pelo servidor público Abmael Milhomem mostram o nível da água e a forte correnteza por causa do tempo chuvoso. Desde a última quinta-feira (23) chove bastante em todo o Tocantins.

“Esse local fica no centro da cidade. É o encontro do rio Lajeado com o rio Tocantins e fica na ponte que divide o centro do setor Aeroporto. No local tinha uma queda d’água de cerca de dois metros, que ficou submersa por causa do nível que subiu”, disse ele.

A cachoeira atrai moradores e turistas. Por causa dos riscos, o acesso a ela foi interditado. No local, estava sendo construída uma escada, mas parte dela foi levada, segundo Milhomem.

Cachoeira ficou submersa após leito de rios subir em Lajeado — Foto: Divulgação

Cachoeira ficou submersa após leito de rios subir em Lajeado — Foto: Divulgação

Uma foto mostra como é a cachoeira durante o ano todo. Ao redor dela tem pedras e árvores, que também não são mais vistas. Milhomem disse que mora no município há seis anos e nunca presenciou tanta chuva.

Municípios às margens do rio Tocantins estão em situação de alerta devido ao aumento do nível da água e a previsão para os próximos dias continua sendo de chuvas intensas em todas as regiões.

A usina hidrelétrica de Lajeado teve todas as comportas abertas, aumentando o volume de água que passa pela barragem. A Praia do Funil, em Miracema do Tocantins, também ficou submersa neste domingo (26). Imagens feitas por visitantes mostram que as tendas ficaram dentro da água e uma placa desapareceu.

Acesso a cachoeira Viva Vida é interditado em Lajeado — Foto: Divulgação/Abmael Milhomem

Acesso a cachoeira Viva Vida é interditado em Lajeado — Foto: Divulgação/Abmael Milhomem

Fonte – G1 TO