Maju Cotrim

Chegou 2022: o ano em que os tocantinenses vão ás urnas votarem para governo, uma vaga no Senado e ainda os cargos de deputados federais e estaduais. Está dado o start na intensificação das estratégias.

2021 foi realmente o ano das surpresas no Tocantins. No campo político o ano passado começou com cotações totalmente diferentes das atuais. Com o afastamento do governador Mauro Carlesse, alvo de sérias investigações e acusações, o cenário embaralhou ainda mais.

O desafio agora é a formação ou fixação dos grupos e também de nomes para as chapas proporcionais, trabalho que alguns estão fazendo desde o ano passado e que outros estão atrasados.

Wanderlei: candidato natural

O Palácio trocou de comando, Wanderlei Barbosa assumiu e logo rompeu e começou a fazer uma série de acenos políticos que podem culminar ou não em alianças para este ano.

Wanderlei diz que vai cuidar de assuntos políticos na hora certa mas em meio a tantas agendas, jogos de futebol, idas quase que diárias a municípios com certeza vai levando seu nome e imprimindo seu jeito de governar principalmente com as lideranças da base. Tudo isso em meio a um processo de impeachment e aos que ainda acham que pode haver alguma outra reviravolta na gestão por causa das investigações. O afastamento de Carlesse vai até abril e pode ser prorrogado? Como vai ficar isto? O processo de impeachment o afastará antes?

Portanto, Wanderlei está no páreo mas falta ainda decidir qual partido e saber de fato quem vai mesmo estar com ele no palanque e como ficará a majoritária palaciana. Wanderlei está claramente próximo dos Abreus de quem tem tido elogios e compartilhado agendas e buscado também imprimir um estilo municipalista.

Dimas: um novo jeito

Candidato pela oposição, Ronaldo Dimas acelerou a pré campanha nos últimos meses com visitas a vários municípios.

“O Tocantins pode e deve voltar a crescer e criar oportunidade para todos. Chega de andar para trás com promessas nunca cumpridas. É hora de explorar todo nosso potencial e trazer emprego, qualidade de vida e a transformação para o Tocantins que queremos. Uma mudança não apenas de nomes, mas de postura. Uma nova gestão com honestidade e credibilidade. De um novo jeito, dá para fazer direito”, disse Dimas num post nas suas redes.

Pré candidato que tem suas gestões reconhecidas e tidas como marco em Araguaína também está firme no páreo e busca formar um grupo em torno de si.

Gomes: no centro das cotações

O senador Eduardo Gomes teve um ano de 2021 no centro das cotações para a disputa ao governo. Vereadores e
Prefeitos sempre que podem levantam o nome dele em razão do estilo municipalista e da credibilidade política. Sempre comedido sobre este assunto, Gomes passou o ano todo falando em união em prol do Tocantins e chegou a dizer que tanto pode ser candidato como pode apoiar o amigo de 30 anos e parceiro político, Ronaldo Dimas. Gomes tem desempenho cada dia mais atuante no Senado e nacionalmente como líder no Congresso e conseguiu fechar o ano novamente com recorde de liberação de recursos. Se Gomes vai ser mesmo candidato ou quem vai apoiar só ele mesmo pode dizer e ainda há grande expectativa Política em torno da decisão dele em razão do forte apoio político municipalista que ele tem.

Mourao: a força do PT

O petista Paulo Mourao também colocou seu nome e teve um segundo semestre de 2021 agitado percorrendo o Estado em caravana. Agora num estilo mais leve nas redes ele sempre levanta assuntos importantes para o Estado e tem o apoio do PT Nacional e do ex presidente Lula para emplacar a pré candidatura este ano. Mourao já é conhecido no Estado pelo estilo político profundo principalmente em assuntos nos quais domina.

Damaso

O deputado federal Osires Damaso também está como pré candidato pelo PSC e mobiliza suas bases em torno deste projeto. Ele também esteve com Wanderlei mas disse á Gazeta que não tratou de política e que sua pretensão continua firme na construção de uma candidatura ao governo. Empresário, ele chegou á Assembleia, presidiu a Casa de Leis e em 2018 conseguiu um mandato de federal.

Laurez

Do Sul do Estado, Laurez Moreira tem dito que mantém o nome para governo e se movimenta nas redes e nos municípios neste propósito. Faz varios acenos a Dimas, se encontra com políticos de várias cidades e esteve recentemente com o governador Wanderlei Barbosa porém evitou analisar o desempenho dele na atual gestão. Embora trabalhe para tentar disputar o governo, ele já chegou a ser cotado pelo próprio Dimas para vice.

Ataides quer….

Sem partido ainda, o empresário e agora ex senador Ataídes Oliveira também tem se colocado na condição de pré candidato. Andou por Câmaras levando seu livro voltado para vereadores e sempre faz discurso contra corrupção. Inaugurou um shopping em Gurupi no mês de dezembro.

Tabocão

No PSD de Irajá Abreu, o empresário de sucesso e iniciante na política, Tabocão está como pré candidato da legenda. Ele ampliou os investimentos de sua rede de empresas no Estado e tem fortalecido a marca. Ampliou sua participação em eventos nos últimos meses.

Outros nomes

As definições sairão após os arranjos partidários e formatação dos grupos. Até lá, muita água ainda passará por baixo desta ponte.