Em resposta ao ofício da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro Mantoan, solicitando a ampliação de leitos de UTI Covid na Capital ao governador Wanderlei Barbosa, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou em nota, que o cenário da Covid-19 no Estado ainda é de estabilidade, não há filas de espera para leitos clínicos e nem de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A pasta esclareceu que caso seja necessário o Tocantins está preparado para ampliação de leitos, sendo já liberados mais 10 leitos de UTI/Covid em Gurupi, e um planejamento de novos leitos no HGP, se houver a necessidade.

A SES reforça que segue atenta aos índices epidemiológicos da Covid-19 no Estado.

Lei a nota da SES na íntegra:

Nota

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) esclarece que segue atenta aos índices epidemiológicos da Covid-19 no Estado do Tocantins. Diariamente os dados de internação e ocupação dos leitos são acompanhados.

A SES-TO reforça que atualmente o cenário da Covid-19 no Estado ainda é de estabilidade, não há filas de espera para leitos clínicos e nem de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo observados que a maioria dos casos apresentam sintomas leves a moderados, sem a necessidade de internações, os acompanhamentos podem ser feitos nas Unidades Municipais de Atendimento exclusivos para Covid-19.

No total, o Tocantins conta neste momento, com 203 leitos clínicos e de UTI, exclusivos para atendimento dos pacientes acometidos com a doença, com 50% de internação. Hoje, 14 de janeiro, a ocupação dos leitos clínicos está com 41% e os leitos de UTI/Covid-19 com 63%.

Caso seja necessário o Estado do Tocantins está preparado para ampliação de leitos, sendo já liberados mais 10 leitos de UTI/Covid em Gurupi, e um planejamento de novos leitos no HGP, se houver a necessidade.

Cabe informar que, o processo de redução de leitos foi iniciado no terceiro quadrimestre de 2021, quando os índices da pandemia da Covid-19 estavam em estabilidade com tendências de queda. Desta forma, devido à necessidade de liberação de leitos para atendimentos de cirurgias eletivas e outros procedimentos, a Gestão Estadual iniciou a transição dos leitos, este processo é dinâmico e está em constante análise de acordo com os cenários apresentados no Estado e no país.

Por fim, a Gestão Estadual incentiva os municípios, inclusive Palmas, a realizar ações efetivas para ampliação da vacinação da população e reforcem as medidas de prevenção, amplamente divulgadas nestes dois anos de pandemia da Covid-19. A Gestão Estadual espera não necessitar de medidas mais drásticas como as utilizadas recentemente.

Palmas/TO, 14 de janeiro de 2022
Governo do Tocantins
Secretaria de Estado da Saúde