Nesta terça-feira, 25, o Tocantins chegou ao número de 2.980 pessoas obrigadas a sair de casa devido às enchentes e inundações que atingem o Estado. São 288 desabrigados e 2.692 desalojados.
A situação mais crítica é em São Miguel do Tocantins, na região do Bico do Papagaio, que concentra a grande maioria das pessoas impactadas. Porém, famílias começam a retornar para suas casas no município de São Miguel do Tocantins, no Bico do Papagaio. O rio já começou a abaixar. A informação foi confirmada pelo prefeito do município, Alberto Moreira na manhã dessa segunda-feira, 24.
A Defesa Civil considera como desabrigadas aquelas pessoas que precisaram sair de casa e foram levadas para abrigos públicos. Os desalojados são aqueles que também foram obrigados a deixar suas propriedades, mas estão na casa de parentes, amigos ou vizinhos.
Atualmente são 28 municípios monitorados pela Defesa Civil Estadual.
- Os 2.692 desalojados estão em 11 cidades: Araguanã, Esperantina, Paranã, Rio dos Bois; Pedro Afonso; Tupirama; Tupiratins; Palmeirante; São Sebastião; São Miguel e Sampaio.
- Os 288 desabrigados estão em seis cidades: Araguanã, Formoso do Araguaia, São Miguel, Rio dos Bois, Pedro Afonso e Tupirama.