Foto – Lincoln Valadares Saraiva

Equipe Gazeta do Cerrado

Serras rochosas, onde há milhares de anos foram dunas de areia, escondem hoje um paraíso de cachoeiras com águas cristalinas.

Wanderlândia completa 39 anos de criação nesta terça-feira, 1º de fevereiro e, apesar da idade, ainda esconde muitos tesouros cristalinos. A cidade abriga cerca de 30 cachoeiras, sendo apenas 13 conhecidas.

Wanderlândia – Reprodução Google Imagens

Apesar de estar localizada a 60 km de Araguaína, segunda maior cidade do Estado e no bnorte do Tocantins, Wanderlândia e seu turismo ainda são pouco conhecidos. No total, 11 mil pessoas habitam a cidade que é cercada por serras. Nelas, hoje em dia, se escondem as cachoeiras.

Cachoeira de Santa Bárbara

Foto – Aventureiros do Lontra

Indo pela TO-010, sentido Babaçulândia, são 30 km divididos entre asfalto e estrada de chão. O caminho de trilha de 4km é formado por babaçuais e a mata fechada, em um terreno íngrime e cheio de folhagem. Assim se chega à Cachoeira de Santa Bárbara, uma ótima opção para os aventureiros.

O destino tem uma queda d’água com quase 100 metros, formada pelas água do riacho Santa Bábrara. Quarenta minutos depois, é possível chegar aos pés do paredão rochoso, onde a agua brota da rocha.

Apesar de tanto prestígio, a cachoeira de Santa Bárbara quase não recebe turistas por conta da dificuldade no acesso. O secertário de gabinete de Wanderlândia, Brênio Parreira afirma, em resposta ao Gazeta, ser necessário uma parceria entre município, estado e Governo Federal para que sejam feitos projetos turísticos (esperando confirmação )

Cachoeira do Tempero

Cahoeira do Tepeiro – Foto – Thyago Freitas

A Cachoeira do Tempero está localizada a cerca de 15 km de distância do centro da cidade, sendo 1Km de trilha. No local, é possível escalar as pedras ou contornar para chegar no topo, que está a mais ou menos 20 metros de altura.