O prefeito de Dianópolis, José Salomão, esteve na noite desta segunda-feira, 07, na sede da Câmara Municipal de Vereadores, onde levou sua mensagem na abertura dos trabalhos legislativos de 2022, conforme estabelece a Lei Orgânica do Município.
Iniciando seu pronunciamento, o Mandatário Municipal, defendeu a importância do diálogo, como medida profícua se alcançar êxitos naquilo que a sociedade espera dos agentes públicos e o fortalecimento da democracia. Para tanto, citou uma frase importante do Papa Francisco, “Apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos”.
O Prefeito apresentou um relatório de RPV pagos em 2021 e 2022, a serem pagos futuramente, pagamento com precatórios e despesas com sentenças judiciais em 2021. O montante chega a cerca de R$ 3,5 milhão em despesas. “Observamos um estímulo à judicialização logo que tomamos ciência das contas do município. Tem sido uma questão desafiadora, ainda mais, aliada à pandemia. No entanto, não temos medido esforços para sanar tais demandas orçamentárias, com gestão, economia e planejamento”, considerou.
Além disso, um raio x, em que mostra o antes e depois da gestão foi divulgado para todos os vereadores e demais presentes na sessão. A situação de abandono dos maquinários alocados na garagem municipal, prédios abandonados e inteiramente reformados e entregues à população, como o caso da UPA, que hoje sedia a Secretaria Municipal de Educação, o Posto de Atendimento do Povoado Boa Sorte e o prédio Anexo da Prefeitura.
O trabalho destacado desenvolvido pelo vice-prefeito, Aurélio, também foi mencionado durante o pronunciamento, especialmente, voltado para a zona rural. “Nosso Vice foi uma peça chave para estas conquistas, atuou na linha de frente na manutenção das nossas estradas vicinais, apoio à agricultura familiar com serviços de gradagem, limpeza no aeroporto e todas as demais obras que o município esteja envolvido”, asseverou Salomão, direcionando à Aurélio, sentado na mesa de honra, recebendo aplausos da plateia.
Vacinação
Um ponto de reflexão levantado foi com relação à vacinação em Dianópolis, em que frisou o brilhante trabalho da equipe da Saúde prestado à nossa sociedade que precisa abraçar a vacina. “Precisamos e queremos mais do que nunca sair dessa situação e temos uma defesa, que é a vacinação, mas ela precisa ser abraçada por todos. O resultado está comprovado, apesar do aumento nos casos, devido à nova variante, as mortes têm diminuído de forma significativa. O nosso compromisso é com a vida humana. Vacina é vida, vacina salva!”, acentuou.
Parcerias
Ainda em sua fala, o gestor evidenciou duas parcerias de suma importância para o progresso do município. A parceria com a UFT para o Plano Diretor Sustentável do Município e com o Tribunal de Justiça, por meio do Nuprev, voltado para Regularização Fundiária.
José Salomão mencionou a transparência e harmonia que devem sempre prevalecer, em prol do bem comum. “Reconheço e parabenizo esta Casa de Leis e torço para que continuemos firmes em um único propósito que é o melhor para Dianópolis. Os investimentos estão chegando e vamos continuar agindo. Investimento na educação, escolas reformadas, estradas patroladas seguindo um cronograma de ações para que toda a sociedade possa ser beneficiada”, relevou.
As sessões na Câmara Municipal são transmitidas pelo canal do Youtube da Câmara Municipal. Para ver ou rever toda esta primeira sessão de 2022, basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=kEmKNXmiCPE.