A rede estadual de educação do Tocantins retoma nesta segunda-feira, 14, as aulas em formato 100% presencial. Na maioria das escolas, os alunos estão desde março de 2020 assistindo aulas em formato remoto, alguma adotaram no ano passado o modelo híbrido e agora toda a rede deverá ter os estudantes de volta nas salas.
Inicialmente a previsão era de que isso acontecesse no dia 1º de fevereiro, mas como houve aumento no número de casos de Covid-19 o governo optou pelo adiamento. A retomada é acompanhada de protocolos de segurança como o distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras. A vacinação é recomendada para todos com mais de 5 anos de idade.
São esperados aproximadamente 170 mil alunos nas 496 unidades da rede. Na última semana a Secretaria de Educação divulgou uma lista de orientações e exigências para as unidades. O governador em exercício, Wanderlei Barbosa (Sem partido), falou sobre o retorno na última sexta-feira (12) e destacou a necessidade de que as medidas sejam respeitadas.
“É necessário que todas as unidades de ensino e universidades, públicas e particulares, cumpram as orientações que buscam oferecer segurança aos profissionais da educação e aos estudantes do Tocantins”.
Na última semana também foram transmitidas lives com educadores para orientar as comunidades escolares. Nas redes municipais, cada prefeitura pode determinar o retorno ao formato presencial de acordo com a realidade local. Em cidades como Palmas, Araguaína e Gurupi isso já aconteceu. Mais de 90 municípios também devem iniciar o ano letivo de 2022 nesta segunda.
O calendário escolar deste ano prevê 200 dias letivos e as férias escolares estão mantidas para o mês de julho, como é tradicional.