A TO-030 voltou a sofrer danos por causa das intensas chuvas que atingem todas as regiões do Tocantins. Parte de uma encosta deslizou perto do distrito de Taquaruçu, em Palmas. No trecho entre Santa Tereza e Lagoa do Tocantins grandes rachaduras apareceram na pista. Os técnicos da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) alertaram que há risco de novos desmoronamentos.
Nesta segunda-feira (14) uma das faixas da via foi parcialmente bloqueada para o trânsito, para que fosse iniciada a limpeza. A liberação depende do tempo continuar firme tempo o suficiente para e remoção da terra na pista. Os motoristas devem redobrar a atenção.
A estrada é a mesma que teve danos graves em janeiro em um trecho não pavimentado na região do Jalapão.
A Ageto disse que desde dezembro de 2021 a malha rodoviária do estado vem apresentando danos por causa do volume excessivo de chuvas e porque parte das estradas já está com a vida útil vencida. Disse ainda que fez reparos emergências e em alguns casos definitivos nestes trechos.
A avaliação do presidente da Ageto, Márcio Pinheiro Rodrigues, é de que dos quase 15 mil km da malha rodoviária tocantinense, cerca de 30 % está em boas condições. O restante passa por necessidade de grandes investimentos.
Neste fim de semana uma ambulância atolou em uma estrada vicinal de Pindorama enquanto tentava atender uma idosa que passava mal. A mulher acabou morrendo após chegar ao hospital.