Foto – Raíza Milhomem

Lucas Eurilio

A Covid-19 segue não dando trégua no Tocantins e é necessário além das medidas sanitárias, isolamento social – na medida do possível – e talvez duas principais peças chaves sejam a consciêncização da popualção e a imunização em massa – o que tem sido dificultada por conta da disseminação de muitas fake news.

Dados solicitados pela Gazeta do Cerrado mostram que em janeiro de 2022, foram registrados um total de 39.343 casos de covid, sendo 212 internações nas UTIs, além de 74 óbitos.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO), a maioria das mortes foram de pessoas que não tomanaram nenhuma dose ou não completaram o esquema vacinal.

Ainda sobre os óbitos, a SES possui informações vacinais de 69 dos 74. Destes, 33 não tinham tomado nenhuma dose, cinco tomaram apenas uma, 28 com duas doses e outras três com a dose reforço.

A maioria das internações  também são de pessoas não vacinadas. Na segunda-feira, 14, haviam 72 pessoas nas UTIs Covid – nesta terça-feira, 15, o número abaixou para 66 internados –  destas, 36 não haviam se vacinado com nenhuma dose, nove tomaram a primeira, 15 com duas doses e 12 com a terceira dose.

Duas crianças, uma de 10 e outra de 6 anos e um adolescente de 15 anos morreram de Covid em janeiro.

Veja como está a Covid no Tocantins

Estado volta a ter aumento de casos de covid com mortes também em alta; Uma pessoa aguarda por UTI