O espetáculo circense “As Charlatonas”, da companhia palmense Trupe-Açu, viaja a Brasília para realização de três apresentações no Espaço Cultural Renato Russo, neste sábado e domingo, 12 e 13 de março. As apresentações são uma realização da FUNARTE, através do edital Circulação das Artes Edição Centro-Oeste 2021 e contam com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, através do Espaço Cultural Renato Russo. A produção dessa circulação é da produtora cultural Fluxo Criativo.
O espetáculo “As Charlatonas” foi criado em 2021 e realizou até agora 7 apresentações ao vivo e 2 apresentações através de gravação. Trata-se do segundo espetáculo criado pela Trupe-Açu, e contou com a direção de Karla Concá, artista palhaça do Rio de Janeiro fundadora do coletivo “As Marias da Graça”, que esteve em Palmas para dirigir este trabalho no início do ano passado e realizou sua pré-estreia em junho de 2021. Além da direção externa, a Trupe-Açu também contou com suporte da malabarista argentina Painé Santamaria, que realizou a direção de números circenses adaptados ao espetáculo.
Este trabalho da Trupe-Açu apresenta ao público o protagonismo feminino ao longo do tempo e todo seu enredo gira na relação das duas palhaças que, sócias em um negócio ambulante, possuem diferentes visões de mundo, e se amparam uma à outra da forma como conseguem.
Para as atrizes do espetáculo, Ester Monteiro e Giovana Kurovski, a viagem a Brasília se trata de uma oportunidade única, pois além de levar a mensagem do espetáculo, as apresentações na capital do país darão a chance de apresentar a um público diferente um pouco do que é criado e produzido no Tocantins, valorizando nossa arte e levando o nome do Tocantins a outros lugares. Como complemento à viagem, as atrizes realizarão uma oficina de introdução à palhaçaria no sábado pela manhã.
Por: Assessoria de Imprensa