Maju Cotrim
A ida do governador Wanderlei Barbosa para o Republicanos, antecipada em 1ª mão pela Gazeta ainda na manhã desta quarta-feira, 9, começou a dar o indicativo de formação do cenário. A articulação pegou o meio político de surpresa e tirou do comando o deputado Carlos Gaguim.
A proximidade dele dos senadores Kátia e Iraja e ainda do deputado Vicentinho Junior já dá também o indicativo de formação deste grupo e palanque. O desafio agora é montar as chapas proporcionais.
Além de Wanderlei, Ronaldo Dimas trouxe também novo ingrediente ao cenário ao confirmar e dar quase como certa sua filiação no PL em reunião com o presidente Jair Bolsonaro. Dimas vai mostrando que começa a construir um grupo em torno do projeto.
Estar no PL de Bolsonaro é uma definição que começa a mostrar os rumos da formação das majoritárias.
21 deputados
Outro ingrediente novo foi a assinatura de 21 deputados em manifesto pela “estabilidade” e claramente em prol da continuidade de Wanderlei Barbosa para mais um mandato. Nas vésperas da votação do impeachment o manifesto trouxe sinalização clara política de apoio dos parlamentares ao Palácio e nome de Wanderlei.