Foto:  Vivianni Asevedo

Foto: Vivianni Asevedo

Texto: Carlos de Bayma/Ascom Unitins

A pró-reitoria de Extensão, por meio da Escola de Conselhos, realiza nessa quinta-feira, 28, às 8h30, no auditório da sede administrativa da Unitins, em Palmas, a solenidade de entrega dos certificados aos conselheiros de direitos da criança e do adolescente e conselheiros titulares que concluíram o curso de Formação Básica e Específica.

Ofertado pela Escola de Conselhos em 2017, com o objetivo de oferecer subsídio teórico, conceitual e prático para as ações dos conselheiros,  visando o exercício qualificado da função, o curso teve a carga horária de 200h/aulas, sendo 160h presenciais e 40h na modalidade de ensino a distância.

Consideram-se habilitados ao recebimento do certificado os conselheiros que tenha obtido no mínimo 75% de participação nas aulas presenciais e tenha entregado o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), conforme normas previamente estabelecidas.

A pró-reitora de Extensão, professora Arely Soares, explica que todos os eventos de certificação da Escola de Conselhos se constituem também em momento de formação, onde são abordados temas inerentes à área da infância e adolescência, e que, diante disso, na ocasião haverá uma palestra com o tema “Comunicação não violenta como estratégia nas relações interpessoais”.

 

“Ressalta-se, ainda, que o evento de recebimento do certificado também é uma solenidade significativa na vida profissional de cada conselheiro e conselheira para celebrar a conclusão do curso de formação, considerando os esforços empreendidos por um período de aproximadamente seis meses”.

 

O curso é desenvolvido pela Escola de Conselhos da Unitins, no âmbito do Projeto Formação Continuada de Conselheiros de Direitos e Conselheiros Tutelares do Estado do Tocantins – Convênio SICONV nº 794183/2013, firmado entre a Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania e o Governo do Tocantins. Foram contemplados 84 municípios tocantinense e aproximadamente 150 conselheiros.